Blog do Caminhoneiro
Pela quinta vez consecutiva, a Scania venceu o prestigiado prêmio Green Truck, na Alemanha. O prêmio é realizado após intensos testes com os principais caminhões das montadoras europeias, se tornando um campeonato mundial em eficiência de transporte para caminhões rodoviários.
“As palavras que me vêm à mente são: sucesso total e valor para o cliente”, disse Stefan Dorski, Vice-Presidente Sênior da Scania Trucks.
Para a Scania, vencer o prêmio por cinco vezes seguidas é uma proeza que não deveria ser possível nessa indústria.
O prêmio é organizado pelas revistas alemãs “Trucker” e “Verkehrs- Rundschau”, especializadas em transporte.
O teste foi realizado com um PBT de 32 toneladas e caminhões de até 430 cavalos de potência, em um trajeto de 342,8 km.
O modelo da Scania foi um R 410, que gastou 23,53 litros de combustível a cada 100 quilômetros rodados, com uma média de 4,24 km/l, rodando com a maior velocidade média entre todos os modelos que competiram, 80,6 km/h. O teste é realizado em uma rota bastante sinuosa, com subidas fortes.
Todos os testes são rigorosamente monitorados e são realizados em estradas públicas, entre rodovias e estradas locais. As condições, como tráfego e clima, como a chuva, que podem alterar o resultado do teste, são compensadas com o uso de um caminhão de referência.
Todos os caminhões usam a mesma marca de pneus, que deve ter o mesmo desgaste e a mesma pressão.
“Conseguir fornecer os caminhões mais eficientes não é apenas parte do DNA da Scania e algo porque nos esforçamos sempre. É também extremamente importante para combater as alterações climáticas e alcançar os nossos ambiciosos objetivos de redução das emissões. Embora a eletrificação esteja a caminho, precisamos dos motores diesel mais eficientes para alcançar os objetivos do Acordo de Paris, algo em que a Scania está empenhada”, disse Dorski. (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)