Fiat vai vender só carros elétricos a partir de 2030, mas filial brasileira não comenta os planos

Auto Esporte

 

A Fiat anunciou que venderá apenas carros 100% elétricos a partir de 2030. A revelação foi feita por Oliver François, CEO da Fiat e diretor de marketing na Stellantis, em um debate sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente em Milão (Itália). Junto com o arquiteto Stefan Boeri, nova parceria da marca italiana, o empresário discutia sobre mobilidade sustentável nas cidades.

 

O processo ocorrerá de forma gradual. Os carros da fabricante com motores a gasolina e a diesel serão substituídos aos poucos por veículos elétricos, segundo François. Não serão feitos mais carros a combustão convencionais até 2025, modelos que serão substituídos por híbridos. Os automóveis puramente elétricos entram na segunda fase.

 

Contudo, no Brasil a montadora ainda não comenta a decisão. “Não recebemos, até o momento, nenhuma diretriz como essa neste sentido”, afirma a assessoria da marca no país.

 

Automóveis com propulsores elétricos são mais caros do que os a combustão, mas a mudança radical promete não ser um fator que implique no bolso do consumidor.

 

“É nosso dever colocar no mercado carros elétricos que não custem mais do que veículos com motor de combustão interna. Estamos explorando o território da mobilidade sustentável para todos: este é o nosso maior projeto”, explica Fraçois.

 

A marca italiana terá que trazer bastante mudanças na linha de produtos, já que o único modelo elétrico da montadora é a terceira geração do Fiat 500. Ela estreou na Europa custando a partir de 34.900 euros (cerca de R$ 215 mil no câmbio atual). E será vendida no Brasil.

 

O veículo deve chegar este ano no Brasil e também estreou uma versão de três portas, a 500 Trepúnio ou 3+1.

 

O modelo conta com um pacote de baterias de íons de lítio de 42 kWh e tem autonomia de 320 km. Além disso, o motor elétrico de 117 cv o leva de zero a 100 km/h em 9 s e à velocidade máxima de 150 km/h.

 

A Fiat também planeja a versão elétrica do Fiat Panda. O carro pode ser o primeiro SUV compacto elétrico da montadora, devendo chegar ao mercado até 2023. A produção será na Polônia.

 

No evento, François também confirmou que a Fiat vai converter a famosa pista de testes montada no telhado de sua antiga fábrica em Turin (Itália) em um grande jardim suspenso. Serão mais de 28 mil plantas. A fábrica é um shopping e a pista histórica foi preservada como ícone cultural. (Auto Esporte/Larissa Albuquerque e Julio Cabral)