Fiat promete parar fabricação de carros a combustão até 2030

iCarros

 

A Fiat anunciou que vai parar de produzir carros somente com motor a combustão interna até 2030.

 

Essa data tem sido bastante usada pelas montadoras, principalmente por conta da readequação das empresas às leis europeias que entrarão em vigor nos próximos anos. O objetivo é reduzir as emissões de CO2 na atmosfera.

 

Essas mudanças na indústria automotiva europeia devem chegar também ao Brasil, mesmo que em passos mais lentos. Os planos da fabricante italiana sobre esse tema ainda não foram revelados para o Brasil, mas já se sabe que a Fiat deve eletrificar carros por aqui com o desafio de não comercializa-los em preços exorbitantes.

 

O francês Olivier François, CEO da Fiat, falou sobre os próximos passos da fabricante no cenário global durante uma conferência no Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06).

 

“Temos o dever de colocarmos no mercado carros elétricos que não sejam mais caros do que automóveis com motor de combustão interna. Estamos explorando o território da mobilidade sustentável para todos: este é o nosso maior projeto”, disse François.

 

A Fiat e as outras marcas do Grupo Stellantis deverão parar suas produções de carros somente a combustão até 2025, portanto a ideia que todos os modelos passem a ter versões híbridas nos próximos anos. Após esse primeiro passo, na sequência entrará o plano de trabalhar apenas com carros 100% elétricos em 2030.

 

O primeiro carro totalmente elétrico da Fiat a vir ao Brasil é o subcompacto 500e. A promessa é de que ele seja apresentado ainda neste ano por aqui na versão topo de linha Icon. O valor deste modelo no mercado europeu está em torno de 31.400 euros, aproximadamente R$193.880 sem considerar as taxações de impostos.

 

O Fiat 500e é equipado com motor elétrico de 87 kW, que gera até 118 cv de potência e 22,4 kgfm de torque. O subcompacto faz de 0 a 100 km/h em 9 segundos e a velocidade máxima fica bem próxima dos 150 km/h.  Com uma bateria de 42 kWh, o 500e possui autonomia de 322 km de acordo com o ciclo padrão WLTP.

 

A expectativa do mercado é que o principal rival do 500e seja o novo Renault ZOE e-TECH, já disponível nas concessionárias da marca francesa no Brasil a partir de R$ 204.990. (iCarros)