BYD apresenta a redução das emissões de poluentes por seus produtos no Brasil

Coisas de Agora

 

Neste sábado, 05 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1972, durante a Conferência de Estocolmo. O objetivo é conscientizar as pessoas e organizações da necessidade crescente de cuidar do meio ambiente e combater as mudanças climáticas.

 

A BYD busca combater as mudanças climáticas em todos os 50 países onde atua. A empresa está focada na criação de um ecossistema completo de energia e transporte, desde a geração solar e armazenamento de energia até veículos totalmente elétricos que não produzem emissões de escapamento.

 

De acordo com Adalberto Maluf, Diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD, “a empresa foi inaugurada em 1995 a partir do sonho de seu fundador, Sr. Wang Chuanfu, de permitir que a China crescesse sem poluição, por meio de energia limpa e da mobilidade elétrica. A BYD foi pioneira em baterias recarregáveis e se tornou uma defensora implacável do desenvolvimento sustentável, expandindo com sucesso suas soluções de energia renovável globalmente.”

 

No Brasil desde 2015, a BYD atua no país nos ramos de mobilidade urbana sustentável, logística verde e energia solar fotovoltaica. As operações dos produtos BYD pelos seus clientes, empresas engajadas em preservar o meio ambiente, deixam de emitir mais de 256 mil toneladas de CO2 por ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 1,8 milhão de árvores.

 

Mobilidade urbana sustentável

 

A BYD é líder global em vendas de ônibus 100% elétricos e no Brasil é pioneira na produção de ônibus 100% elétricos a bateria. Em sua fábrica em Campinas (SP), é responsável pela montagem de ônibus padron de piso alto (D9A), piso baixo (D9W), ônibus para fretamento (D9F) e ônibus articulados de 22 metros piso alto e piso baixo (D11A e D11B), que ganham carrocerias feitas por parceiros locais.

 

Os ônibus elétricos representam um grande instrumento para a redução de poluentes locais e de gases causadores do efeito estufa. Cada ônibus 100% elétricos BYD evita, em média, a emissão de 121 toneladas de CO2 ao ano, o equivalente ao plantio de 864 árvores por veículo.

 

Uma outra solução da BYD projetado para auxiliar na solução do congestionamento do tráfego urbano e da poluição é o sistema de monotrilho suspenso SkyRail. Com um investimento de USD 1 bilhão, o modelo foi desenvolvido por uma equipe de P&D com mais de mil profissionais. O SkyRail traz custos mais baixos, menor período de construção e maior adaptabilidade do terreno quando comparado às tecnologias concorrentes, além de ser eficiente em termos energéticos, com emissão zero de poluentes e operação silenciosa.

 

Logística verde

 

A BYD investe no setor de logística com o desenvolvimento da tecnologia de furgões, caminhões, empilhadeiras, transpaleteiras e rebocadores 100% elétricos. Para ingressar neste mercado, a BYD estabeleceu três objetivos: utilizar baterias de longa duração, buscar economia de energia e proteger o meio ambiente.

 

O Furgão 100% elétrico BYD eT3 não usa combustível, não polui e tem alta eficiência energética, com autonomia de 300 km com uma carga de até duas horas. O modelo tem capacidade para 720 kg de carga e espaço no compartimento para 3,3 mil litros. Uma solução sustentável, o Furgão 100% elétrico BYD eT3 deixa de emitir 14 toneladas de CO2 por ano de trabalho, o que equivale ao plantio de 99 árvores por veículo.

 

A BYD começou a pesquisar e a desenvolver caminhões elétricos em 2012 e se tornou a primeira empresa do mundo a investir em P&D de caminhões elétricos. Os caminhões multivocacionais 100% elétricos BYD são utilizados no Brasil para a aplicação na coleta e compactação de lixo. Cada caminhão BYD 100% elétrico evita, em média, a emissão de 133 toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 949 árvores por veículo.

 

Desde 2009, a BYD investe no setor de empilhadeiras, transpaleteiras e rebocadores 100% elétricos com bateria de fosfato de ferro lítio. Uma linha completa de equipamentos com capacidade de 1,6 a 25 toneladas que não agridem o meio ambiente, pois não emitem poluentes, tem maior autonomia e carregam mais rápido que as tecnologias tradicionais de baterias.

 

No Brasil, a BYD possui o maior estoque de equipamentos de movimentação 100% elétricos com bateria de lítio do país e já conta com 788 equipamentos em operação em empresas que estão procurando inovações e formas mais econômicas e sustentáveis de transportar seus materiais. Desde o início das operações, estes equipamentos deixaram de emitir 42.095 toneladas de CO2, o equivalente ao plantio de mais de 300 mil árvores.

 

Energia solar

 

O sonho da BYD vai ao encontro do que a humanidade precisa: mudar a dependência humana de energias não renováveis para fontes de energia limpa. As soluções de energia fotovoltaica da BYD são aplicadas em soluções de pequeno, médio e grande porte para segmentos residenciais, comerciais, industriais, rurais, investidores, concessionárias de energia, entre outros.

 

A BYD Energy do Brasil é a maior fabricante nacional de módulos fotovoltaicos. Os módulos fotovoltaicos BYD proporcionam independência energética e economia, sendo uma fonte de energia limpa e renovável. Eles são adequados para usinas centralizadas e/ou distribuídas nas mais diversas potências e dimensões.

 

Para armazenar a energia, a BYD vem revolucionando o mercado de baterias dia após dia. Os investimentos na automação da fábrica e o aprimoramento de toda a cadeia de suprimentos, desde a composição química, passando pelo desenvolvimento de produto e chegando até o design final, fizeram da BYD líder global na fabricação e comercialização de sistemas de armazenamento de energia, utilizando tecnologia de fosfato de ferro fítio (LiFePO4). A BYD disponibiliza diversos modelos de baterias para as diferentes necessidades do mercado, para sistemas on-grid e off-grid, sendo aplicadas nas áreas urbanas, rurais, indústrias, comércio em geral, residências, condomínios e usinas.

 

BYD

 

A BYD foi por quatro anos consecutivos (de 2015 a 2018) a maior fabricante global de baterias de lítio-ferro e de veículos elétricos e plug-in. A empresa está presente nos seis continentes, com veículos operando em mais de 300 cidades de 50 países. Superando 220 mil funcionários distribuídos em mais de 30 fábricas ao redor do globo (sendo 20 mil engenheiros pesquisadores que já desenvolveram acima de 24 mil patentes). A BYD é ainda a segunda maior fornecedora de componentes para celulares, tablets e laptops no mundo. Em 2019, a empresa alcançou a terceira posição entre as companhias que estão mudando o mundo para melhor, “Change The World”, da Revista Fortune, e, em 2016, ganhou o prêmio Zero Emission Eco system da ONU, entre outros prêmios internacionais.

 

No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em 2015 para produção de chassis de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, inaugurou sua segunda planta, para produção de módulos fotovoltaicos, consolidando-se como uma das líderes desse importante mercado no Brasil. Em 2020, a BYD iniciou a operação de sua terceira planta fabril no País, em Manaus, para a produção de baterias. A BYD também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: Em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro. A BYD Brasil emprega 365 funcionários nas cidades de Campinas, São Paulo, Salvador, Manaus, Vitória, Curitiba e Rio de Janeiro. Em abril de 2021, a BYD Brasil passou a integrar o Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. (Coisas de Agora)