Jornal do Carro
Pouco a pouco, a Ford vai definindo o destino de seus negócios no Brasil. Com o fim da produção de veículos no país em janeiro, a marca do oval azul busca compradores para as suas fábricas brasileiras. E uma delas está próxima de ser vendida: a Troller. Segundo informou o Secretário de Desenvolvimento do Ceará, Maia Júnior, a venda pode sair neste mês.
“Não posso precisar, porque é uma relação entre vendedor e comprador. Tenho me colocado como facilitador. Estamos apoiando os prováveis compradores, porque interessa ao governo do Estado a continuidade da fábrica e, portanto, a manutenção dos empregos”, disse Maia Júnior à rádio O Povo CBN. Segundo ele, a Ford quer fechar negócio até o fim de junho.
No caso específico da Troller, o governo do estado do Ceará está mediando a venda da montadora. Assim, participa de conversas entre a Ford e os investidores interessados na aquisição no fábrica de Horizonte. Segundo Maia Junior, de início haviam quatro empresas na disputa, porém, apenas duas seguem em negociação com a montadora norte-americana.
Na mesma entrevista, o secretário de Desenvolvimento do Ceará revelou que uma das possíveis compradoras da Troller é, então, uma empresa de engenharia automotiva com sede em São Paulo. De acordo com Maia Junior, esta empresa, que o secretário mantém sob confidencialidade, “é a que mais o tem informado sobre os avanços nas negociações”.
Troller T4 de despedida
Com a iminente venda da fabricante de jipes 4×4, a última fornada do Troller T4 já está nas lojas. Trata-se da versão Connect, lançada no fim de maio com preço sugerido de R$ 206.990. O modelo é mais barato que as versões TX4 manual (R$ 212.700) e TX4 automático (R$ 225.990), mas vem com transmissão automática e o mesmo motor turbo diesel.
A mecânica do jipão cearense utiliza, portanto, o parrudo motor 3.2 litros turbo diesel com 200 cv de potência e um torque de 47,9 mkgf. O câmbio automático tem seis marchas, e a tração, claro, é 4×4 para fazer trilhas. O T4 Connect ainda traz volante multifuncional, controle de cruzeiro, bem como duas câmeras externas à prova d’água para o uso off-road.
Outro destaque no modelo é a nova central multimídia com tela de 7 polegadas e compatível com as interfaces Android Auto e Apple Carplay. Além disso, o sistema possuí GPS, duas entradas USB e o programa “DigiTroller”, que mede parâmetros do condutor e do veículo, para posterior visualização de desempenho em circuitos fora-de-estrada.
Marca existe há 26 anos
Fundada em 1995, a Troller rapidamente se destacou no mercado brasileiro com modelos durões no 4×4 e com estilo autêntico, como a picape Pantanal, feita entre 2006 e 2008. Foi neste último ano que a montadora brasileira foi comprada pela Ford. Desde então, a marca do oval azul atualizou o T4, que passou a utilizar componentes de modelos da Ford, como o EcoSport.
Por ora, não se sabe o que acontecerá com o uso dessas patentes. É provável que a Ford ceda os direitos à Troller por algum tempo, até que a montadora brasileira desenvolva uma nova plataforma para os seus jipes. Isso, obviamente, dependerá também do novo dono. Hoje, a fábrica de Horizonte tem 400 funcionários e pode voltar a ter acionistas brasileiros. (Jornal do Carro)