Diário do Transporte
A Embarca se tornou a primeira plataforma de operadores de transportes do país a inserir um ônibus rodoviário intermunicipal 100% elétrico.
O veículo é resultado de uma parceria inédita da Embarca, uma plataforma que permite conectar operadores de transportes, clientes e motoristas, realizada com as empresas BYD, Marcopolo e Expresso Princesa dos Campos.
Os testes terão início em Curitiba neste mês de junho e durarão por 90 dias, e o modelo rodoviário elétrico fará o trecho entre a capital paranaense e a cidade de Ponta Grossa, no interior do estado.
O CEO da Expresso Princesa dos Campos, Gilson Barreto, ressalta que Curitiba é reconhecida pelos projetos na área de mobilidade urbana, o que fará com que essa iniciativa se torne um novo marco para a região. “Os primeiros testes do ônibus elétrico têm o objetivo de avaliar a viabilidade de um novo processo no transporte rodoviário”, afirma.
Os ônibus elétricos representam mais um grande aliado para a redução de poluentes locais e de gases causadores do efeito estufa. Ocupando atualmente o quarto lugar no ranking de países com mais ônibus elétricos, segundo o monitor E-bus Radar, elaborado pelo Labmob da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a tendência é que o número desses veículos no país cresça ainda mais até 2030, segundo estima relatório da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica.
Para o CEO da Arca Mobility as a Service, Felipe Gulin, “nosso compromisso é desenvolver soluções, pensando sempre no futuro das gerações, sendo assim, buscamos trazer opções cada vez mais sustentáveis, que atendam as necessidades de demanda dos clientes, promovendo experiências digitais únicas”, comenta o executivo.
O modelo BYD D9F tem carroceria Viaggio 1050, e possui até 300 quilômetros de autonomia e recarga total (0% a 100%) num período de até quatro horas. O veículo tem capacidade para 44 passageiros sentados.
É o primeiro ônibus desta categoria no Brasil destinado às operações de fretamento de curtas e médias distâncias.
O Chassis BYD D9F é utilizado para aplicação em carrocerias com até 13,2 metros de comprimento.
Já o motor BYD-2912TZ-XY-A, de 250 KW está integrado às rodas do eixo traseiro, com um módulo de controle eletrônico de tração.
A estrutura é constituída por materiais de alta resistência a torção e a flexão.
Os freios a disco regenerativos com sistema ABS proporcionam maior segurança e autonomia ao veículo.
A energia cinética dá ao veículo a capacidade de reverter a energia nos momentos de frenagem, permitindo a realimentação dos sistemas de baterias.
A suspensão pneumática integral proporciona conforto aos passageiros e ao motorista.
O diretor da divisão de ônibus BYD Brasil, Marcello Schneider, afirma tratar-se de um projeto inovador no País. “Estamos muito honrados em liderar essa ação com importantes players do mercado, temos certeza que essa parceria marcará um processo disruptivo para o setor de transporte rodoviário”, comenta o executivo.
O gestor de negócios da Marcopolo, Alexandre Cervelin, destaca que a iniciativa está alinhada com a estratégia da fabricante em promover ações que ajudem no futuro da mobilidade e da sustentabilidade. Para o executivo, a empresa está passando por um processo de transformação e, alinhada aos seus valores, está voltada para o desenvolvimento de soluções para o futuro da mobilidade porque acredita que há um ambiente propício no mercado brasileiro para o desenvolvimento do transporte sustentável.
A Embarca é uma plataforma completa para os operadores de transportes, que permite conectar clientes, operadores e motoristas. O sistema desenvolvido pela Arca, que já atua com o marketplace para venda de passagens Embarca.Ai, integra também as soluções: Embarca.M, aplicativo desenvolvido para auxiliar os motoristas; e o Embarca. E, sistema para gestão de encomendas. Mais informações no site: http://embarca.com.br.
Já a Arca é uma empresa de tecnologia especializada em desenvolver soluções para mobilidade por meio de aplicativos. Seu propósito é conectar origens e destinos no mundo, ajudando na decisão da mobilidade das pessoas. (Diário do Transporte/Alexandre Pelegi)