Notícias Automotivas/Info Money
O carro por assinatura é uma novidade ainda no mercado nacional, tradicionalmente dominado pela venda de automóveis ao consumidor pelas montadoras (direta ou varejo), assim como pela locação diária ou de curto prazo.
Entre essas duas modalidades, o veículo por assinatura entrou para preencher um espaço não explorado, onde o cliente abdica da posse em prol da utilização do produto.
Muito parecido com a locação de frota, a assinatura está se convertendo em uma nova fonte de renda para as montadoras. Alguns fabricantes de veículos já apostam na ideia, como Renault e Stellantis, assim como VW e Caoa Chery.
Nessa modalidade, o cliente não precisa de entrada ou pagar à vista, nem mesmo financiar, contratando o serviço até mesmo online e retirando o veículo para uso em períodos de 12, 24 ou 36 meses.
Com manutenção, seguro, documento e impostos incluídos no serviço, o cliente apenas arca com combustível e multas, se houver. Nessa nova realidade, tanto montadoras quanto locadoras enxergam vantagens.
A principal é o mercado de seminovos, com as montadoras abastecendo sua rede, revendendo seus próprios carros para as concessionárias, como as locadoras repassando para multimarcas ou alocando em outros serviços de locação.
Dos dois lados, a assinatura é vista com potencial de crescimento, mas a atual crise dos semicondutores pode alterar o direcionamento da produção dos fabricantes para seus próprios serviços, segundo especialistas.
Ainda assim, as locadoras acreditam na boa relação com as montadoras, visto que as mesmas compram boa parte de sua produção. Já os serviços de assinatura dos próprios fabricantes ainda estão no começo e não possuem volumes que possam alterar as entregas para as locadoras.
Contudo, os descontos deverão ser reduzidos para as locadoras, segundo especialistas, dado que a montadora terá um serviço equivalente de assinatura, em comparação com a locadora, mas com suporte de rede maior. Acredita-se que os descontos serão três vezes menores.
Mesmo assim, as locadoras não temem o carro por assinatura das montadoras, visto que o mercado ainda tem enorme potencial e todos sairão ganhando, em especial os consumidores.
Nos dois lados, o serviço é uma adição aos negócios existentes e não se acredita que haverá canibalização dos demais. Para todas as empresas envolvidas, o perfil de cliente é outro e isso abre um nicho novo no setor automotivo. (Notícias Automotivas/Info Money/Ricardo de Oliveira)