Volvo cria sons específicos para seus motores elétricos

Frota & Cia

 

Para aprimorar ainda mais a segurança, a Volvo Trucks desenvolveu um sistema de alerta acústico para seus caminhões elétricos, com sons únicos. Assim, a iniciativa aumentará a segurança de pedestres, ciclistas e outros usuários das vias alertando-os da aproximação do caminhão, que é bastante silencioso. Entretanto, os sons foram projetados para serem agradáveis e discretos, tanto para o motorista quanto para pessoas próximas.

 

Por isso, a partir de 1º de julho de 2021, todo veículo elétrico que circula na União Europeia será obrigado a emitir um certo nível de som ao se deslocar a velocidades inferiores a 20 km/h. A intensidade depende da velocidade. À 20 km/h, o som deve ser de, no mínimo, 56 decibéis. Nos Estados Unidos há legislação semelhante para veículos se deslocando a 30 km/h ou menos. Se o veículo for muito silencioso, passa a ser obrigatória a instalação de um sistema externo de alerta acústico (Acoustic Vehicle Alerting System – AVAS).

 

“A nova legislação é bem-vinda. No trânsito, desde pequenos aprendemos a não depender somente do que vemos, mas também do que ouvimos. Com nosso novo sistema de alerta, queremos garantir que pedestres e ciclistas percebam quando há um caminhão elétrico nas proximidades.”, explica Anna Wrige Berling, diretora global de segurança no trânsito e de produto da Volvo Trucks. (Frota & Cia/André Garcia)