Jornal do Carro
Caso você seja o tipo de pessoa que tenha como hobby montar objetos, desde móveis para casa à brinquedos colecionáveis, essa ideia pode lhe interessar. A Ikea, rede sueca de lojas para mobília, se juntou com a Renault para vender carros elétricos cuja montagem pode ser feita em casa. É o verdadeiro “DIY” (Do it yourself, ou, “faça você mesmo” na tradução livre) dos gearheads.
O Höga é um veículo subcompacto de 1,80 metro de altura e 2,30 metros de comprimento, cerca de 30 cm menor do que o Smart Fortwo. Portanto, consegue transportar somente duas pessoas. O modelo ainda carrega quatro grandes janelas, possui quatro rodas direcionais e uma base que lembra uma esteira.
O conceito foca na personalização do proprietário. Ou seja, o carrinho pode ser configurado para transportar duas pessoas ou só uma — ao desmontar o espaço do passageiro, obtém-se espaço para alocar uma bicicleta ou um carrinho de bebê, por exemplo.
374 peças
Apresentado ainda como um protótipo, o Höga estará disponível nas lojas Ikea em um kit de 374 peças. Mesmo que algumas já cheguem montadas, o consumidor ainda poderá unir cerca de 114 peças, todas recicladas e sustentáveis. A marca garante que o conjunto trará todas as ferramentas e acessórios necessários para a construção do carro.
Até o momento, não temos dados técnicos ou mecânicos sobre o quadriciclo, mas sabemos que a Renault é a responsável por esses setores. Por causa do uso sustentável das peças que o compõem, o Höga poderia chegar às lojas por € 5300, por volta de R$ 34,4 mil na conversão direta.
Por enquanto, autoridades de segurança automotiva estão avaliando o pequeno modelo para conferir se ele está apto para rodar em ruas e estradas com carros “convencionais”.
Ideia acadêmica
Por trás desta peculiar ideia está Ryan Schlotthauer, designer e projetista que já passou por grandes montadoras como a GM. Ryan afirma que esse projeto foi sua tese de bacharelado. Todavia, com a parceria entre a Ikea e a Renault, conseguiu criar um veículo que é “inteligente, sustentável e de baixo custo”. (Jornal do Carro)