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A Ford anunciou, na última quarta-feira, que vai investir US$ 30 bilhões em carros elétricos até 2025. A montadora também prometeu que 40% de seus carros vendidos até 2030 serão elétricos. A Ford havia anunciado, anteriormente, planos de gastar US$ 22 bilhões em esforços de eletrificação e, recentemente, revelou planos para construir duas novas fábricas de baterias em uma joint venture com a fabricante de baterias coreana SK Innovation. Veja ainda: Multinacional sul-coreana de automóveis, Hyundai, anuncia redução na fabricação de veículos a combustão e o foco será em carros elétricos
A Ford disse que está comprometida em capturar e ultrapassar seus rivais à medida que a indústria se adapta aos carros elétricos. Jim Farley, CEO da Ford, diz que a ambição da empresa é liderar a revolução elétrica. O CEO foi questionado sobre a meta da GM de ser totalmente elétrico até 2035, e se a Ford tem uma data-alvo semelhante, Farley foi um pouco desdenhoso da promessa de seu rival, o que a CEO da GM, Mary Barra, descreveu como uma “aspiração” para a empresa.
Jim ainda ressaltou que a Ford será capaz de capturar uma parcela de mercado igual ou melhor à medida que muda para carros elétricos. Até agora, 70% dos compradores do Mustang Mach-E vieram de outras montadoras para a Ford, de acordo com Lisa Drake, chefe de operações da unidade norte-americana da Ford.
Farley admitiu que o desempenho financeiro da empresa não tem sido tão bom quanto deveria nos últimos anos. A Ford perdeu, em média, US$ 2 bilhões por ano fora da América do Norte em cada um dos últimos três anos. Mas ele apontou para o lucro que a Ford divulgou no exterior no primeiro trimestre deste ano, e disse que a empresa agora deve ser capaz de atingir uma margem de lucro de 8%, excluindo juros, impostos e itens especiais, até 2023.
Na semana passada, a Ford também revelou uma versão totalmente elétrica da picape F-150, o veículo mais vendido de qualquer montadora dos Estados Unidos. O F-150 Lightning elétrico deve chegar aos showrooms em 2022, e a empresa já recebeu 70.000 reservas de clientes para o caminhão elétrico desde que foi revelado, há uma semana. A multinacional já começou a vender um SUV elétrico com o nome icônico de Mustang, o Mustang Mach-E.
Contudo, a Ford ainda está tentando alcançar a fabricante de carros elétricos Tesla e também as montadoras tradicionais, como sua parceira de aliança Volkswagen e a rival doméstica General Motors. Ambos têm ofertas de carros elétricos mais extensas e alvos de eletrificação mais agressivos. A GM afirma que pretende vender apenas carros elétricos até 2035.
A Ford, uma das maiores montadoras de veículos do mundo, anunciou, na semana passada, a sua nova Ford F-150 totalmente elétrica. A empresa norte-americana está entrando com força no mercado de veículos movidos a eletricidade e, por conta disso, já planeja construir pelo menos três novas versões elétricas de sucessos da marca.
A Ford deu mais detalhes sobre o seu plano de eletrificação dos seus veículos. Uma meta ousada prevê que 40% das suas vendas serão de veículos elétricos até 2030. A meta é ousada e deverá custar, aos cofres da montadora, algo em torno de US$ 30 bilhões. Por conta disso, vários dos seus veículos deverão ganhar versões elétricas já nos próximos anos. Vários projetos já estão em andamento, mas ainda sem previsão de serem colocados no mercado. (Click Petróleo e Gás/Roberta Souza)