Turis Silva inicia operação de ônibus movido a GNV

Coisas de Agora

 

A Turis Silva, empresa de transporte da região Sul do Brasil, anuncia hoje, o início da operação do primeiro ônibus rodoviário do Brasil movido a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano para o fretamento. O objetivo da empresa é introduzir veículos movidos a combustíveis sustentáveis e colaborar para a redução da emissão de gases do efeito estufa. Resultado da parceria da Marcopolo e da Scania, o veículo será utilizado na operação de fretamento contínuo, na rota de Porto Alegre-Charqueadas, transportando colaboradores da unidade de aços especiais da Gerdau localizada em Charqueadas (RS).

 

Com foco na sustentabilidade, a iniciativa também coloca a Turis Silva como uma empresa que se destaca no uso de combustíveis limpos. “No ano passado, já havíamos testado o primeiro veículo 100% elétrico para fretamento. Agora, damos mais um importante passo para termos produtos cada vez mais verdes, antecipando o futuro”, diz Jaime Silva, fundador e proprietário da Turis Silva Transportes.

 

“Queremos construir, em parceria com nossa cadeia de fornecimento, um futuro mais sustentável, e contribuir com o desenvolvimento da mobilidade urbana a partir da adoção produtos e soluções inovadoras. Nestes 120 anos de história da Gerdau, sempre consideramos a sustentabilidade um dos eixos centrais do nosso modelo de negócios”, afirma Vinicius Moura, gerente-geral de suprimentos da Gerdau.

 

“O início de operação do novo ônibus é mais uma demonstração do investimento da Marcopolo no desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis para preservação ambiental e redução de emissões de gases de efeito estufa, e de soluções que atendam às necessidades específicas dos clientes”, destaca Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais MI e Marketing da Marcopolo.

 

“A Turis Silva e seu pioneirismo contribuem e muito para que o transporte de passageiros se torne menos poluente. Essa parceria entra para a história e a fase mais importante se aproxima, que é o início da operação na Gerdau. A Scania vem liderado a transição para um sistema de transporte mais sustentável no Brasil. O planeta e a sociedade estão clamando por alternativas ao diesel e esta tecnologia é a ideal para a realidade do mercado brasileiro. Agradecemos todo o suporte que a Casa Scania Suvesa tem dado desde o início desta ação transformadora”, afirma Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania no Brasil.

 

O ônibus Marcopolo Paradiso New G7 1050, com chassi Scania K 320 4×2, de 320 cavalos de potência, desenvolvido para a Turis Silva tem capacidade para transportar 44 passageiros, em poltronas Semileito, e autonomia de cerca de 300 quilômetros. Além dos benefícios ambientais, o ônibus proporciona também economia no custo operacional. O fabricante explica que existe ainda interesse das distribuidoras de gás em fomentar a demanda da utilização do combustível. O novo ônibus movido a GNV e/ou biometano recebeu modificações no projeto da carroceria para instalação dos cilindros de gás entre as longarinas do chassi (abaixo do assoalho) ou sobre o teto. Seu motor é Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movido 100% a gás e/ou biometano, ou mistura de ambos. Não é convertido do diesel para o gás, tem garantia de fábrica, tecnologia confiável e segura, desempenho consistente e força semelhante ao similar a diesel, além de ser mais silencioso.

 

Biossegurança

 

O veículo conta com itens Marcopolo BioSafe, plataforma criada pela encarroçadora com foco na biossegurança dos passageiros. Entre as soluções embarcadas estão o sistema UV-C para desinfecção do sanitário e sistema de ar-condicionado; cortinas com material antimicrobiano e dispenser de álcool em gel na entrada da escada de acesso.

 

Turis Silva

 

A Turis Silva Transportes Ltda., com sede em Porto Alegre, foi fundada em 1989, dedicava ao turismo e à locação de ônibus para viagens, excursões e eventos. Hoje, conta com frota de cerca de 250 veículos e é especialista na prestação de serviços de fretamento contínuo, sendo a maior empresa do setor no Rio Grande do Sul.

 

Gerdau, uma empresa de 120 anos

 

A Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Em janeiro deste ano, completou 120 anos de uma história de solidez, contribuição para o desenvolvimento e legado para uma sociedade em evolução constante. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 10 países e conta com mais de 30 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 73% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, são 11 milhões de toneladas de sucata que são transformadas em diversos produtos de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).

 

Marcopolo

 

Fundada há 71 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo S.A é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia investe de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e inovação, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros de forma sustentável. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de 120 países.

 

Scania

 

A Scania é referência mundial em soluções de transporte sustentável e um dos principais fabricantes de caminhões pesados, de ônibus e de motores industriais, marítimos e geração de energia. Com presença em mais de 100 países, conduz a mudança para um sistema transporte e logística sustentável, contando com 50 mil colaboradores ao redor do mundo e linhas de produção na Europa, Ásia e América Latina, que permitem o intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2020, a receita líquida da Scania alcançou 125,1 bilhões de coroas suecas e o lucro líquido do exercício, após a dedução de impostos, foi de 5,4 bilhões de coroas suecas. (Coisas de Agora)