Jornal do Carro
Uma recriação praticamente fiel ao cupê Manta dos anos 1970 foi divulgada pela Opel. Desta vez, no entanto, o modelo acompanha a indústria e aposta na eletricidade para conquistar o público. Porém, mesmo cheio de modernidade mecânica e visual, o Manta GSe ElektroMOD conservou alguns pontos, como o câmbio de quatro marchas – tal qual era cinco décadas atrás. Ainda não há informações se a novidade chegará ao mercado. Para os brasileiros, o design lembra um ícone: o Chevette.
O Manta GSe ElektroMOD tem motor elétrico com 108 kW, ou seja, potência equivalente a 147 cv. O torque, de acordo com a marca, é de 26 mkgf. E essa energia é extraída da bateria de 31 kWh. Ainda em tecnologia, freios regenerativos, usados no SUV Opel Mokka-e e no hatch Opel Corsa-e, e autonomia de 200 quilômetros fazem parte do projeto.
Transformação
A princípio, o projeto da montadora alemã (que, agora, faz parte da PSA e, portanto, do grupo Stellantis) tem receita simples. Pegou-se o clássico dos anos 1970 e, nesse sentido, acrescentou motor elétrico – posicionado na frente, mas que traciona as rodas traseiras. Sobre o câmbio, a montadora, no entanto, diz que é possível trocar as marchas manualmente ou ir direto para a quarta marcha, guiando em modo automático. Esse é um dos pontos mais interessantes do protótipo do ponto de vista tecnológico.
Visualmente, o primo europeu do Chevette recebeu ajustes, como novos para-choques, cromados, rodas de 17 polegadas (pneus 195/40 na frente e 205/40 atrás) e faróis iluminados por LEDs. Os duplos círculos originais deram lugar à conjuntos em forma de “L”. Um spoiler dianteiro foi adicionado para dar mais modernidade.
Opel ligada no futuro
Na parte de dentro, todavia, o conceito ganhou duas telas. O painel de instrumentos, que tem 12 polegadas, e a central multimídia, com 10″. Bancos, volante e demais pontos da carroceria também ganharam atualização. Mas manivelas para subir e descer os vidros continuam intactas. Assim, um toque do passado em uma cabine futurista.
“O Manta GSe combina, portanto, a tradição da Opel com o compromisso de hoje com a mobilidade sem emissões, para um futuro sustentável. Agora, o lendário Manta também é elétrico”, disse o CEO da montadora, Michael Lohscheller. (Jornal do Carro)
Flip, o robotáxi russo
AutoIndústria)
O Flip, um veículo totalmente autônomo, é a proposta da empresa de tecnologia SberAutoTech, braço do Sberbank, maior banco da Rússia, para deslocamentos urbanos no futuro.
O robotáxi, apresentado nesta quinta-feira, 28, em Moscou, é ainda um protótipo, foi testado apenas em circuitos fechados, mas que agrega várias das tecnologias já disponíveis em automóveis atuais. Mede 3,62 m por 1,95 m, mas tem 40% mais espaço interior do que um automóvel convencional para comportar seis passageiros.
O “táxi do futuro”, como é chamado pela fabricante, é movido por um motor elétrico alimentado por baterias que podem ser substituídas em menos de 5 minutos. A empresa também lembra que o veículo pode utilizar outras fontes de energia sustentáveis, como gás e hidrogênio.
“Essa solução elimina as atuais restrições ao uso de veículos elétricos, como o longo tempo ainda de carregamento das baterias convencionais e seu alto custo”, enfatiza a SberAutoTech, que não divulgou valores investidos no desenvolvimento do modelo nem mesmo um cronograma de produção ou de sua chegada às ruas.
O veículo é totalmente conectado e, segundo a desenvolvedora, já atende todos os padrões de segurança para transitar sem a presença de um motorista. Para isso, dispõe de lidars, radares e câmeras que avaliam o ambiente no entorno, além de ter suporte V2V e V2X, ou seja, interação com outros veículos e com a infraestrutura viária.
O usuário poderá “chamá-lo” por meio de um aplicativo em qualquer dispositivo móvel, como celulares. Por segurança, um sistema reconhece o passageiro por meio de parâmetros biométricos. Os clientes, além de definirem as rotas desejadas, poderão determinar a temperatura desejada na cabine, músicas e até os vídeos que pretendem desfrutar ao longo do trajeto.
Uma primeira experiência pública do Flip acontecerá durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, realizado de 2 a 5 de junho. (AutoIndústria)