Cummins conclui 1ª etapa do programa Cummins Powers Women no Brasil

Coisas de Agora

 

A Cummins Brasil concluiu uma importante etapa da iniciativa “As Vozes das Adolescentes”, projeto que inaugurou o programa global da companhia no Brasil, Cummins Powers Women (CPW). A empresa e as organizações não-governamentais envolvidas – ADJ e Empodera –, apoiadas na metodologia da Rise-Up, celebraram eventos virtuais de formatura de 79 adolescentes que, após um programa intensivo de treinamentos, desenvolvimento de habilidades de liderança e incidência política apresentaram seus projetos, com soluções que contribuem com a transformação das comunidades em que vivem.

 

Lançado no Brasil em junho de 2020, o Cummins Powers Women tem como foco a equidade de gênero e é apoiado em quatro pilares: educação, direitos legais, autonomia econômica e segurança pessoal, que visam o empoderamento feminino, para que mulheres e meninas ganhem mais espaço na sociedade em que vivem. A Rise Up, parceira da Cummins Inc. para o desenvolvimento do programa na América Latina é uma organização sem fins lucrativos, que trabalha para transformar a vida de meninas e mulheres, incluindo famílias e comunidades, por meio de investimentos em soluções locais e fortalecimento da liderança.

 

A Associação de Diabetes Juvenil (ADJ) foi uma das instituições selecionadas para aplicar o sistema desenvolvido pela Rise Up, fundamental para o fortalecimento dessa iniciativa na região. O programa com a ADJ, realizado ao longo de 2020 com 40 adolescentes, entre 13 e 18 anos, do Estado de São Paulo, foi intensivo e extensivo; contou com capacitação teórica e prática, desenvolvimento e implementação dos projetos, atividades de capacitação aos domingos, webinars e leituras obrigatórias, além de todo o acompanhamento de tutoras, especialistas e orientadores.

 

Com a Empodera, associação civil sem fins lucrativos com sede do Rio de Janeiro e atuação nacional, 39 adolescentes foram engajadas no desenvolvimento de projetos com insistências políticas. Após participarem de oficinas na metodologia de formação dos trabalhos, as jovens se dividiram em grupos e identificaram problemas enfrentados por mulheres e jovens, em Santana do Parnaíba (SP), ao longo de 2020.

 

Entre as propostas encaminhadas para as Secretarias Municipal de Educação e da Mulher e Família, constam inclusão do tema menstruação na plataforma de saúde, implementação de projetos de prevenção ao abuso infanto-juvenil, atividade de fomento à cultura de paz e ao respeito à diversidade nas escolas, campanha permanente nas escolas do município com o objetivo de dar visibilidade ao tema da violência contra mulher.

 

“É importante que as meninas liderem suas iniciativas e temos muito orgulho em comemorar a conquista de cada uma delas, ver ainda que a nossa missão e valores foram colocados em prática. Demos vozes e ouvimos cada projeto e as formas como chegaram até aqui. Nós da Cummins nos sentimos muito orgulhosos”, disse Soraia Senhorini Franco, líder da área de Responsabilidade Corporativa da Cummins. (Coisas de Agora)