Doria desiste de flexibilizar regras em 01º de junho crescimento de número de casos e internações

Diário do Transporte

 

O governo do Estado de São Paulo desistiu de flexibilizar as regras da fase de transição que estavam previstas para o dia 01º de junho.

 

As normas atuais foram prorrogadas até o dia 14 de junho de 2021, com os estabelecimentos podendo funcionar até às 21h e com 40% de ocupação.

 

O motivo, de acordo com o governador João Doria em entrevista coletiva nesta quarta-feira, 26 de maio de 2021, é o crescimento nos casos e internações de covid-19.

 

Os tipos de estabelecimentos autorizados continuam, como lojas de rua, shoppings, academias, restaurantes, salões de beleza, entre outros.

 

Fases mais duras começaram em 15 de março de 2021

 

Em 15 de março de 2021, diante do momento mais crítico da pandemia, a gestão Doria colocou em vigor a fase emergencial, com regras mais duras ainda que da fase vermelha.

 

Inicialmente, a fase emergencial deveria ir até 30 de março, mas como os números da covid-19 não retrocederam, foi prorrogada até 11 de abril.

 

No dia 12 de abril de 2021, com uma pequena melhora nos índices, São Paulo entrou na fase vermelha, mas com algumas restrições a mais que a fase vermelha original.

 

No dia 18 de abril, entrou em vigor uma “fase de transição”, intermediária entre a fase vermelha e a fase laranja.

 

Houve mais liberações que a fase vermelha, mas ainda mais restrições que a laranja.

 

A fase de transição foi dividida em três etapas, sendo que na primeira semana foram abertos shoppings e comércios de rua das 11h às 19h e templos religiosos.

 

Na segunda etapa da fase de transição, passaram a abrir com restrições atividades culturais, salões de cabelereiro e barbearias, restaurantes, lanchonetes, entre outros estabelecimentos de se serviços, além dos parques públicos.

 

Em 28 de abril de 2021, o governador Doria anunciou a manutenção da fase de transição até o dia 09 de maio de 2021, mas com horário maior de funcionamento de comércios de rua, shoppings, restaurantes, lanchonetes, salões de cabelereiro, barbearias, entre outros, das 6h às 20h, ainda com 25% de ocupação dos estabelecimentos.

 

No dia 07 de maio de 2021, Doria anunciou a prorrogação da fase de transição para até o dia 23 de maio de 2021, mas com mais flexibilizações.

 

Os estabelecimentos que funcionavam até às 20h, tiveram autorização de atender até às 21h, o que inclui restaurantes, salões de beleza, lojas de rua, shoppings, academias, entre outros

 

A ocupação permitida em cada estabelecimento subiu de 25% para 30%; em seguida, o percentual subiu para 40%

 

O toque de recolher mudou das 21h às 05h e é mantida a recomendação de escalonamento dos horários de entrada e saída dos trabalhadores para não lotar ônibus, trens e metrôs

 

No dia 26 de maio de 2021, o governo do Estado de São Paulo desistiu de flexibilizar as regras da fase de transição que estavam previstas para o dia 01º de junho.

 

As normas foram prorrogadas até o dia 14 de junho de 2021, com os estabelecimentos podendo funcionar até às 21h e com 40% de ocupação.

 

O motivo, de acordo com o governador João Doria foi o crescimento nos casos e internações de covid-19. (Diário do Transporte/Adamo Bazani)