AutoIndústria
Apenas cinco meses depois de sua criação, a Stellantis surprendeu o setor automotivo ao admitir nesta quinta-feira, 20, que encerrará todos os contratos de serviços e vendas das concessionárias de suas 14 marcas na Europa a partir de junho de 2023.
A quarta maior montadora de veículos global disse que a decisão antecipa tendências de mercado, como o crescimento das vendas online e a eletrificação, além das mudanças regulatórias das relações entre montadoras e revendedores nos países da União Europeia em 2023
“Os clientes se beneficiarão de uma abordagem multimarcas e multicanais com uma gama mais ampla de serviços”, afirmou nota da montadora.
Ainda não está claro se a nova estrutura de vendas representará a redução do atual número de concessionárias nas regiões. Logo após a comunicação oficial a seus atuais representantes, o que deve acontecer até o fim de maio, a empresa iniciará as conversas com a futura rede e as ações que culmirão com o novo modelo de varejo.
A futura estrutura deve ajudar no plano de negócios de cada uma das marcas do grupo. Em recente pronunciamento, o CEO Carlos Tavares disse que elas terão 10 anos para se consolidarem.
No Brasil, a Stellantis conta com cinco marcas – Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e RAM. No começo de maio, Antonio Filosa, presidente da Stellantis na América Latina, admitiu que o grupo poderia, em algumas localidades, em especial cidades menores, adotar para várias marcas modelo semelhante ao desenvolvido ela então PSA para Peugeot e Citroën, batizado de Projeto “Y”.
Na prática, um mesmo revendedor passa ter, lado a lado, showrooms de cada uma delas, mas, por trás, oficina, pós-vendas e outras dependências em comum. “Mas cada qual respeitando o DNA e a história das próprias marcas”, frisou o executivo. (AutoIndústria)