Qualidade do asfalto interfere na vida útil da junta homocinética que fica ao lado do câmbio

Motor Mais

 

Condições precárias das vias podem provocar falhas na vedação da coifa ou no eixo homocinético e coxins quebrados estão entre os defeitos que acarretam danos à junta homocinética que fica ao lado do câmbio, que podem ser deslizantes ou tulipas com tripeças.

 

Peça fundamental no sistema de transmissão do veículo, a junta homocinética, instalada ao lado do câmbio, é responsável por transmitir a força do motor para as rodas e fazer com que elas girem independentemente do estado das vias. Por isso, é uma peça que sofre desgaste maior ou menor dependendo da qualidade do piso. “É importante observar o tipo de terreno que o veículo mais trafega, pois quanto piores as condições das vias, maior probabilidade de ser comprometida”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

 

A recomendação é efetuar inspeções preventivas, periodicamente, para checagem da condição da junta homocinética que fica ao lado do câmbio e, caso seja indicada a troca, outros componentes, como a junta fixa e o cubo de roda, precisam ser analisados.

 

Segundo o gerente, é preciso ficar atento, pois alguns problemas podem provocar danos na junta homocinética, entre eles, falha na vedação da coifa que possibilita contaminação por resíduos; coxins quebrados, pois ocorre desalinhamento do sistema de transmissão, resultando no comprometimento da junta; lubrificação com graxa inadequada; e falhas no eixo homocinético. (Motor Mais)