Motor Mais
Condições precárias das vias podem provocar falhas na vedação da coifa ou no eixo homocinético e coxins quebrados estão entre os defeitos que acarretam danos à junta homocinética que fica ao lado do câmbio, que podem ser deslizantes ou tulipas com tripeças.
Peça fundamental no sistema de transmissão do veículo, a junta homocinética, instalada ao lado do câmbio, é responsável por transmitir a força do motor para as rodas e fazer com que elas girem independentemente do estado das vias. Por isso, é uma peça que sofre desgaste maior ou menor dependendo da qualidade do piso. “É importante observar o tipo de terreno que o veículo mais trafega, pois quanto piores as condições das vias, maior probabilidade de ser comprometida”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.
A recomendação é efetuar inspeções preventivas, periodicamente, para checagem da condição da junta homocinética que fica ao lado do câmbio e, caso seja indicada a troca, outros componentes, como a junta fixa e o cubo de roda, precisam ser analisados.
Segundo o gerente, é preciso ficar atento, pois alguns problemas podem provocar danos na junta homocinética, entre eles, falha na vedação da coifa que possibilita contaminação por resíduos; coxins quebrados, pois ocorre desalinhamento do sistema de transmissão, resultando no comprometimento da junta; lubrificação com graxa inadequada; e falhas no eixo homocinético. (Motor Mais)