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A Renault inaugura no Complexo Industrial Ayrton Senna o projeto Garagem Fotovoltaica, uma iniciativa para permitir a recarga de baterias de veículos elétricos de forma 100% sustentável e limpa.
O modelo, desenvolvido em parceria com as empresas ABR Energias, BRAFER, Sistema Fiep e WEG, pode gerar 8,67 MWh/ano, quantidade que permite a recarga de até 167 baterias de diversos veículos elétricos como é o caso do novo Zoe E-Tech.
Isso representa a possibilidade de rodar até 60 mil quilômetros ao ano, evitando a emissão de 1 tonelada de CO2 no meio ambiente.
“Essa é mais uma iniciativa da Renault do Brasil para reduzir a pegada de carbono, alinhada com a nova política de responsabilidade socioambiental apresentada pelo Renault Group”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
O projeto foi idealizado por alunos das Faculdades da Indústria, dentro do Renault LAB, e envolveu equipes multidisciplinares para o desenvolvimento da solução.
As premissas do projeto envolvem a captação de energia solar, permitindo o armazenamento em bateria de segunda vida ou envio do excedente em créditos para a rede, a viabilidade econômica e a neutralidade de carbono.
O desenvolvimento da Garagem Fotovoltaica, por sua vez, envolveu a construção de protótipos, a modelagem tridimensional do projeto e o cálculo de estruturas, bem como toda a arquitetura eletrônica. O projeto segue em evolução constante junto das empresas parceiras.
“A parceria da indústria com a universidade é fundamental no processo de inovação. E a Garagem Fotovoltaica é mais um resultado alcançado neste tipo de união, uma ideia eficiente, inteligente e que reforça o nosso cuidado com o meio ambiente”, afirma Antonio Fleischmann, vice-presidente de engenharia da Renault América Latina.
Iniciativas para a redução da pegada de carbono da Renault do Brasil – São várias as iniciativas desenvolvidas nos últimos anos na direção da mobilidade sustentável, em Fernando de Noronha, por exemplo, a Renault é parceira do programa Noronha Carbono Zero, que regulamenta a entrada e circulação de carros a combustão na ilha de Fernando de Noronha.
Em parceria com a WEG e a Polo, a Renault instalou um ecoposto à base de energia solar que gera 26MWh por ano, o suficiente para cobrir o consumo elétrico de todos os veículos zero emissão da Renault que circulam na ilha, além de gerar energia para a população local.
Os primeiros carros 100% elétricos de Fernando de Noronha foram entregues pela Renault em junho de 2019 e hoje, 30 veículos Renault (Zoe, Twizy e Kangoo Z.E.) circulam pelo arquipélago, tanto para uso oficial da Administração local como por empresários locais para realizar as tarefas do dia a dia.
Em Curitiba, os funcionários do Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Paraná) têm à disposição dois Renault Zoe 100% elétricos para uso compartilhado.
O carsharing é gerenciado por meio do sistema Renault Mobility, e a recarga dos veículos também é realizada por meio de um ecoposto abastecido por energia solar, instalado na sede da Fiep.
Além dessas iniciativas, a Renault também possui, desde 2014, outro conjunto de painéis fotovoltaicos no Complexo Ayrton Senna, em São Jose dos Pinhais (PR), cuja eletricidade gerada de forma 100% limpa é destinada ao abastecimento dos veículos elétricos da marca, bem como à iluminação de instalações próprias.
A estrutura permite a geração de 20kwh e permite a recarga simultânea de dois veículos.
Renault Lab – Em 2019, a Renault inaugurou uma unidade do Renault Lab no Sistema Fiep da CIC (Cidade Industrial de Curitiba), no Paraná.
O espaço, que faz parte do ecossistema de inovação da Renault, tem foco no desenvolvimento de tecnologias voltadas à mobilidade, com ênfase em veículos elétricos.
O espaço opera conectando profissionais, empresas, investidores e universidades na busca por soluções sustentáveis para mobilidade elétrica. (Mecânica Online)