Frota & Cia
O novo motor Paccar MX-13 de 12,9 litros vem sendo um dos principais diferenciais do Novo DAF XF. Assim, o remodelado propulsor é um dos maiores atrativos para o modelo lançado em 2020 pela montadora. O motor é acoplado a uma nova transmissão, a ZF TraXon, que contribui para um consumo de combustível até 14% menor em relação à sua versão anterior.
Além disso, o equipamento, montado no parque industrial da DAF Caminhões em Ponta Grossa, no Paraná, foi projetado para trabalhar em rotações menores e mínimo atrito dos seus componentes internos. Dessa forma, resultando em maior potência, melhor eficiência e mínimo ruído. O bloco e o cabeçote são fundidos em Ferro Fundido Vermicular, garantindo menor peso e maior durabilidade.
“O Novo XF foi um projeto de quatro anos, com um resultado impressionante. Preservamos o DNA de qualidade e durabilidade que nos projetou no Brasil, adicionando ainda mais economia e tecnologia. Um dos grandes responsáveis por colocar o novo DAF XF em um novo patamar de excelência é o motor PACCAR MX-13”, afirma Jarno Broeze, Diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.
Ganho de eficiência
Devido ao elevado torque disponível em baixas rotações, é proporcionado trocas de marchas mais eficientes, reduzindo o consumo de combustível. Outro atributo do novo motor é a capacidade de frenagem através de seu Freio Motor PACCAR MX, de padrão mundial. Agora, o freio motor PACCAR MX conta com 3 estágios, iniciando a frenagem em rotações mais baixas e atingindo 490 cv em 2.100 rpm.
O PACCAR MX-13 está disponível em duas versões, sendo a de 480 cv (até 2.500 Nm a partir de 900 rpm) e a de 530 cv (até 2.600 Nm a partir de 1.000 rpm). Além disso, o propulsor também recebeu um novo pacote de melhorias nos anéis dos pistões, que contribuem para diminuir os atritos internos. (Frota & Cia/André Garcia)