Daimler entrega primeiros ônibus elétricos eCitaro articulados da Mercedes-Benz à ÜSTRA, na Alemanha

Diário do Transporte

 

A Daimler divulgou na última terça-feira, 11 de maio de 2021, que realizou a entrega dos primeiros ônibus elétricos eCitaro articulados da Mercedes-Benz à ÜSTRA, uma das maiores provedoras de serviços de transporte na Alemanha. A empresa opera atualmente com 349 trens urbanos e 142 ônibus.

 

Os dois ônibus articulados eCitaro G entregues farão parte da frota da operadora de serviços de transporte de Hannover, ÜSTRA. Ambos são equipados com a nova geração de baterias, de de lítio-íon.

 

As unidades completam uma encomenda de 48 ônibus urbanos (30 convencionais e 18 articulados).

 

Os primeiros eCitaro já estão operando desde setembro de 2020. Com o objetivo de tornar a sua frota 100% elétrica, a empresa pretende colocar os 48 novos veículos em circulação na cidade de Hannover até 2023.

 

Segundo a Daimler, essa mudança pode economizar 3.800 toneladas de CO2 a cada ano. Além disso, ao mesmo tempo em que os ônibus vão entrando em operação, os pontos finais dos trajetos das linhas serão equipados com toda a infraestrutura necessária de carga, e as garagens serão adaptadas para acomodar os processos de logística da manutenção para os ônibus elétricos.

 

Especificações técnicas

 

Ainda de acordo com a Daimler, os dois ônibus eCitaro G, com as novas baterias de lítio-íon, apresentam uma capacidade cerca de um terço maior do que as da geração anterior, de maneira que a autonomia entre as paradas para recarga aumentou consideravelmente.

 

“Equipados com dez grupos de baterias que proporcionam uma eficácia total de 330 kWh, eles trazem pantógrafos instalados no teto, que permitem o carregamento enquanto estiverem fora da garagem. Em termos de tecnologia de segurança ativa, os veículos são equipados com Assistente Ativo de Frenagem (Active Brake Assist), Assistente de Proteção Lateral (Side Guard Assist) e o ATC (Articulation Turntable Controller), sistema de proteção da articulação do veículo que evita o “efeito L”. Essa função é parecida com a do ESP. Além disso, ele também traz uma câmera e sinal de alarme de ré a fim de impedir acidentes nas manobras.”

 

Os ônibus totalmente elétricos vêm com quatro portas duplas, faixas de luzes verdes ou vermelhas em LED que destacam as bordas do piso nas entradas.

 

Na segunda porta do veículo há uma rampa desdobrável operada eletricamente, para passageiros com mobilidade reduzida.

 

Os assentos e encostos dos bancos são estofados. Os ônibus são equipados com ar-condicionado, possuem espaço reservado para cadeiras de rodas e carrinhos de bebê no entorno das portas, monitores duplos que exibem informações sobre o itinerário, entradas USB ao longo do veículo e Wi-Fi.

 

“Para o posto do motorista há um sistema separado de ar-condicionado e banco aquecido e climatizado com apoio lombar ajustável eletricamente. O espelho retrovisor interno e a cortina também são de ajuste elétrico. A tecnologia EDF (Eco Driver Feedback) contribui para um estilo de condução econômico, visando atingir a máxima eficiência quanto ao consumo de energia. Câmeras de vídeo monitoram as áreas das portas e o compartimento dos passageiros, promovendo ainda mais sensação de segurança para o profissional do volante”, detalhou a Daimler, também em nota.

 

ÜSTRA

 

A ÜSTRA Hannoversche Verkehrsbetriebe AG é considerada uma das maiores transportadoras da Alemanha, com o melhor desempenho de toda a região da Baixa Saxônia. Operando 349 trens urbanos, 142 ônibus e quatro barcos que são movidos eletricamente, a empresa transporta 172 milhões de passageiros todo ano. Os seus ônibus servem a uma rede de 41 linhas, que cobrem 540 quilômetros, com um total de 672 pontos de parada, atingindo uma média de mais de 12 milhões de quilômetros por ano. (Diário do Transporte/Jessica Marques)