Bogotá planeja comprar apenas articulados elétricos em renovação de frota do Transmilênio a partir de 2022

Diário do Transporte

 

Declaração foi feita por subsecretario de Política de Mobilidade da capital colombiana em webinar realizado nesta semana, que também reuniu secretários de Buenos Aires e São Paulo.

 

O subsecretario de Política de Movilidad de Bogotá, Juan Esteban Martínez Ruiz, descreveu quais as principais ações a capital colombiana que estão sendo planejadas para os próximos anos.

 

A aquisição de ônibus elétricos para o Transmilênio, ao lado da construção de linhas de metrô e mais 40 km do BRT Transmilênio, está entre algumas das principais iniciativas.

 

Ruiz participou na manhã desta quarta-feira, 05 de maio de 2021, do webinar “Como a pandemia alterou a mobilidade em São Paulo, Bogotá e Buenos Aires”.

Promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, e a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, estiveram presentes também no encontro virtual o secretário de Mobilidade e Transportes da capital, Levi Oliveira e a subsecretaria de Planificación de la Movilidad de Buenos Aires, Lucila Capelli.

 

Juan Esteban Martínez Ruiz descreveu a situação pré-pandemia na região metropolitana da capital colombiana, em que 4,9 milhões de viagens/dia eram realizadas pelo Transporte Público, das quais 4,6 milhões somente na capital.

Com a pandemia, a queda na demanda chegou a 40%, com redução de viagens para cerca de 2,8 milhões. Para recuperar o passageiro do transporte de massa a prefeitura terá de investir em segurança e conforto, Ruiz afirmou.

 

O subsecretário disse que a questão ambiental é tratada em conjunto com a questão da mobilidade. Uma das metas em avaliação pelo Conselho de Transportes é que todos os ônibus novos que forem comprados para o Transmilênio para uso no corredor central serão articulados elétricos.

 

Essa decisão nasceu, segundo Ruiz, de uma revisão de conceitos quanto ao transporte de massa, em que a qualidade do ar é vista como prioridade.

 

O subsecretário citou também a atual construção da primeira linha de metrô da capital, que terá paralelo a ela a implantação de mais 40 km de corredores do Transmilênio. Citou ainda a linha ferroviária de trem metropolitana que está sendo construída entre Bogotá e os municípios vizinhos.

 

Além da atual linha de metrô em construção atualmente, Bogotá planeja no longo prazo a instalação de três a cinco linhas metroviárias, sempre em conexão com o transporte por superfície oferecido pelo sistema Transmilênio. Nesse ponto, Ruiz citou que a cidade planeja abrir em breve um estudo de viabilidade para a segunda linha do metrô. (Diário do Transporte/Alexandre Pelegi e Adamo Bazani)