O Estado de S. Paulo/Mobilidade
A linha de caminhões pesados da Scania 2021/2022 tornará a operação de transporte ainda mais rentável. Isso porque ela ganhou mais 5% de economia adicional, graças ao controle de aceleração que passa a ser item de série.
O funcionamento dessa ferramenta utiliza vários parâmetros e contribui para uma condução mais suave e econômica, ao evitar acelerações bruscas, por exemplo, preservando o trem de força e gerando uma maior economia de combustível.
Contudo, mesmo com toda essa tecnologia embarcada, o novo sistema trabalha de forma imperceptível. Em outras palavras, o condutor trabalha de forma mais confortável e nem percebe o sistema em ação.
Gerente de Pré-vendas da Scania do Brasil, Paulo Genezini explica que o controle de aceleração trabalha de forma automática, ou seja, ele desativa quando o motorista pressiona o acelerador até o fundo, entendendo a necessidade do condutor de utilizar toda a aceleração naquele momento. Ao soltar o pedal, o sistema volta a controlar a aceleração do caminhão.
Para avaliar o potencial do sistema, a Scania realizou testes nas principais aplicações rodoviárias. Foram utilizadas diferentes composições, como “vanderleia”, LS” (três eixos) e nove eixos (Rodotrem), além dos diferentes tipos de tração, 6×4 e 6×2, no transporte de grãos, carga frigorificada e combustíveis, por exemplo.
No total, foram mais de 500 mil km de demonstrações que registraram excelentes resultados na economia de combustível, sendo que, em rotas com mais variação de topografia e alternância frequente de velocidade, o controle de aceleração foi ainda mais eficiente.
Redução de diesel
O motor D13 com novo sistema XPI de alta pressão de injeção permite a queima de combustível mais eficiente. Como todo o sistema está pressurizado, a injeção de combustível é feita no momento correto, de forma dosada e com mais pressão. Dessa forma, é possível extrair mais potência com menos combustível. Só esse sistema rendeu 8% de economia de diesel. Outra vantagem dessa combustão mais eficiente é que os motores estão mais silenciosos.
A caixa de câmbio Opticruise foi melhorada com o chamado Lay Shaft Brake, sistema que permitiu a redução de até 45% do tempo da troca de marcha. E que rendeu uma economia de combustível na ordem de 2%.
Design e aerodinâmica acima da média
A cabine da nova geração foi concebida no maior túnel de vento da Europa, localizado ao norte de Amsterdã. Lá são simulados todos os tipos de ventos, bem como fluxo de ar que os caminhões podem encarar nas suas variadas aplicações.
Assim, foi possível promover melhorias que renderam boas notas com relação ao desenho e ao consumo de combustível – este, também, em torno de 2%. Além disso, com as soluções da Scania para aerodinâmica, como defletores e saias laterais, a economia chega a 4%.
Actcruise “lê” a rota
A ferramenta Actcruise é um controle de cruzeiro com previsão ativa. Trata-se da evolução do controle de cruzeiro Ecocruise.
A ferramenta atua por meio de posicionamento via GPS e de um mapa topográfico integrado ao módulo de conectividade. Dessa forma, grava as rotas por onde o caminhão trafega. A fim de aproveitar aclives e declives de maneira mais eficiente, esse piloto automático com previsão ativa rende na economia de combustível de até 3%.
No entanto, Paulo Genezini lembra que, ao aliar os produtos às soluções conectadas Scania, é possível alcançar ainda mais rentabilidade e disponibilidade para a operação. (O Estado de S. Paulo/Mobilidade)