BYD anuncia que todos os seus veículos elétricos a partir de agora virão com baterias Blade

Diário do Transporte

 

A BYD, fabricante de veículos elétricos, anunciou nesta segunda-feira, 19 de abril de 2021, que todos os veículos elétricos da marca, a partir de agora, virão com as baterias Blade.

 

O componente é fabricado pela própria BYD, que informa que a segurança das baterias é comprovada por um teste de penetração de pregos, que prova que a bateria nunca pegará fogo espontaneamente, e por um teste de resistência extrema, onde um caminhão de 46 toneladas passa por cima de um pacote de baterias.

 

“Para atender às preocupações dos usuários sobre a segurança das baterias em veículos elétricos, a BYD só usará a bateria Blade em todos os seus modelos 100% elétricos daqui para frente. Como a marca nº 1 na produção e vendas de veículos elétricos da China por oito anos consecutivos, a BYD sempre se comprometeu a proteger os seus consumidores. Toda a série equipada com a Bateria Blade demonstra a determinação e o plano estratégico da BYD para aumentar ainda mais a segurança de seus veículos elétricos”, detalhou a BYD, em nota.

 

Segundo a fabricante, o teste de penetração do prego simula um curto-circuito interno da bateria, desencadeando uma fuga térmica, que é a causa raiz da combustão e explosão de baterias. Assim, a BYD garante que a bateria Blade é atualmente a única bateria no mundo que pode passar com segurança neste teste.

 

“O teste de pressão de caminhões pesados é um padrão de segurança BYD que é mais rigoroso do que o padrão chinês. No teste, um caminhão de 46 toneladas totalmente carregado passou sobre o pacote de bateria Blade, que saiu sem vazamento, deformação ou fumaça, perfeitamente intacto e pronto para ser usado em um veículo elétrico. Os resultados do teste sob tais condições extremamente severas são suficientes para provar o desempenho superior da Bateria Blade em termos de segurança e resistência”, detalhou também a fabricante, em nota.

 

Atualmente, a capacidade de produção de baterias Blade está aumentando. Agora em parceria com a FinDreams Battery, subsidiária da BYD, a Bateria Blade está configurada para ser instalada sucessivamente em modelos de veículos elétricos de marcas tradicionais na China e no exterior.

 

A BYD está presente nos seis continentes, com veículos operando em mais de 300 cidades de 50 países. No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em 2015 para produção de chassis de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. (Diário do Transporte/Jessica Marques)