AutoIndústria
Desenvolvido em uma plataforma completamente nova, a PPE, Premium Platform Electric, que servirá como base para novos modelos da Audi no futuro, o A6 e-tron, revelado nesta segunda-feira, 19, no Salão do Automóvel de Xangai 2021, é o mais novo conceito da marca alemã.
Dependendo do modo de direção selecionado e da versão do modelo, o novo modelo de luxo 100% elétrico deverá apresentar uma autonomia de mais de 700 quilômetros (com base no padrão WLTP) e as versões mais potentes, segundo a montadora, completarão de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos.
A Audi informa ainda que a plataforma PPE será introduzida no mercado no fim de 2022 em veículos do segmento C e, posteriormente, do B, quando então serão incluídos os indo SUVs com boa altura em relação ao solo e também modelos próximos ao chão, como o Audi A6 e-tron.
Sucessor do Audi 100, o A6 foi lançado em 1994 e se apresentou em diversas carrocerias: Sedan, Avant, Allroad e, depois, como Sportback – apresentado no A7. O modelo teve sua primeira opção híbrida em 2011 e com o A6 TFSIe, apresentado em 2019, estreou no segmento híbrido plug-in com autonomia em modo 100% elétrico de até 91 quilômetros de acordo com ciclo WLTP.
O novo conceito diferencia-se das demais opções desenvolvidas pela Audi por utilizar exclusivamente energia elétrica e, ao mesmo tempo, ter um design totalmente novo, que sinaliza o futuro da marca nessa área. Um dos itens destacado pela fabricante é a inovadora tecnologia de iluminação.
“Os faróis LED Digital Matrix alcançam uma qualidade quase cinematográfica”, garante a Audi. “Se o modelo for estacionado em frente a uma parede durante um intervalo para recarregar a bateria, o motorista e os passageiros podem passar o tempo jogando um videogame: em vez de em uma pequena tela no cockpit, eles verão as imagens do jogo projetadas na parede a partir da utilização do controle do próprio smartphone”.
Com 4,96 metros de comprimento, 1,96 metros de largura e 1,44 metros de altura, o mesmo que os atuais modelos A6 e A7, o novo conceito incorpora a tecnologia de carregamento de 800 volts, a mesma a ser utilizada em todos os futuros modelos PPE.
Como no Audi e-tron GT, o sistema garante que a bateria possa ser carregada com até 270 kW em um tempo muito curto em estações de carregamento rápido. Os dois motores elétricos do conceito A6 e-tron são capazes de fornecer uma potência total de 350 kW e um torque de 800 Nm. (AutoIndústria)