Coisas de Agora
A Porsche AG desenvolveu um novo processo de produção em sua matriz em Zuffenhausen em colaboração com a Tesa SE. Com esse processo, os orifícios na carroceria do veículo, que são necessários para evitar a corrosão, podem agora ser vedados de forma muito mais efetiva. Esses orifícios são necessários para que todas as cavidades da carroceria possam ser acessadas na linha de pintura. A solução inovadora: adesivos de vedação no lugar de plugues de plástico.
O Porsche Taycan totalmente elétrico é o primeiro carro no mundo a se beneficiar desse novo processo. Um robô posiciona mais de 100 adesivos de vedação automaticamente de forma rápida e confiável, vedando os orifícios da carroceria e otimizando a eficiência na produção da Porsche.
“A inovação tem sido uma impulsionadora do nosso sucesso comercial,” declarou Albrecht Reimold, membro da diretoria responsável pela Produção e Logística na Porsche AG. “As inovações precisam ser refinadas. E isso demanda coragem e liberdade criativa. A gestão tem como função garantir que essa atmosfera seja estimulada nas operações diárias da empresa.” A Gestão de Inovação da Porsche cuidou da adoção dos adesivos de vedação e em julho de 2020 mais de dois terços de aproximadamente 150 plugues na linha de pintura do Taycan foram eliminados. A linha de pintura na fábrica de Leipzig também adotará a mudança no verão de 2021.
“É importante não confundir a nossa solução de adesivos com a fita Tesa que todo mundo conhece e é usada nos escritórios,” explica Dirk Paffe, responsável pela implementação das inovações como Chefe de Planejamento para Processos de Pintura. “Quando os adesivos de vedação especiais da Tesa são aplicados, a remoção deles demanda um grande esforço. Eles fornecem uma solução duradoura que pode resistir aos estresses causados pelo movimento do veículo e ainda ter uma durabilidade maior que o ciclo de vida útil do carro.”
Além de tudo, essa solução inovadora reduz a pressão considerável sobre os funcionários: a adoção dos adesivos da Tesa eliminou uma etapa de processo exaustiva em que aproximadamente 3.600 plugues por turno eram posicionados nos orifícios. Esse processo também envolvia despesas adicionais. Além disso, os novos adesivos oferecem vantagens logísticas e reduzem a complexidade, já que um tamanho de adesivo pode ser usado para cobrir todos os quatro tipos de orifícios. Além disso, com a espessura de apenas um milímetro, os adesivos raramente se projetam para fora do orifício, ao passo que os plugues se estendem até seis milímetros em relação à superfície da carroceria. Os adesivos são posicionados de forma confiável por um robô especial.
“Na Tesa, acumulamos uma experiência de mais de 20 anos na adesivação manual de adesivos de vedação na linha de montagem até o desenvolvimento do aplicador Tesa para a vedação automatizada de orifícios,” explica Dr Ute Ellringmann, Gerente de Segmento de Mercado, responsável pela vedação de orifícios na Tesa. “Podemos, portanto, garantir a aplicação perfeita de nossos adesivos de vedação com o objetivo de oferecer qualidade máxima e eficiência de processo.”
Gestão de Inovação Porsche
Um critério essencial para boas ideias na Porsche é a viabilidade futura da empresa. Com esse propósito, a Gestão de Inovação Porsche foi criada em 2016. A equipe de projeto ágil busca ativamente novos desenvolvimentos, disponibiliza recursos financeiros para eles e promove testes internos no estágio inicial. Isso ultrapassa a transferência de conhecimento das corridas para a produção em massa. Cuidar da inovação é um princípio que está ancorado de forma sólida na Estratégia 2030 da Porsche, e é considerado uma questão crucial em todos os departamentos e subsidiárias na Alemanha e em outros países. Além dos tópicos relacionados à produção e ao desenvolvimento, a Gestão de Inovação também se concentra na maior parte das questões de vanguarda: a transição para a mobilidade elétrica, soluções de mobilidade sustentáveis e o impacto da digitalização sobre as empresas, clientes e produtos. Uma ideia com potencial para se tornar uma inovação na Porsche deve, em princípio, atender três critérios: deve ser original e exclusiva, deve beneficiar o cliente e deve agregar valor real à empresa. Os recursos financeiros são destinados a 80-100 projetos por ano, sendo que aproximadamente 70 % desse total evolui para a fase de desenvolvimento.
Porsche
A Porsche Brasil, com sede em São Paulo, é a primeira subsidiária Porsche na América Latina, tendo a sua operação iniciada em julho de 2015. A rede Porsche no Brasil está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Campinas, Florianópolis, Brasília, Ribeirão Preto, Belo Horizonte e Goiânia. (Coisas de Agora)