Citroën revela o C5 X, seu novo topo de linha

AutoIndústria

 

A Citroën apresentou mundialmente nesta segunda-feira, 12, o C5 X, um crossover que mistura aspectos de station wagon, sedã e até SUV, com amplo espaço no porta-malas, perfil alongado e frontal volumoso. Inovador no estilo, será o topo da marca no mercado europeu, onde chegará, a partir do segundo semestre, com motores a gasolina e híbrido recarregável.

 

Na dianteira e traseira prevalece a assinatura luminosa em V da marca e que foi inaugurada com o Novo C4. Mas boa parte de suas linhas foram antecipadas pelo carro-conceito CXperience, exibido no Salão do Automóvel de Paris, já no distante 2016.

 

São 2.785 mm de entre-eixos, 4.805 mm de comprimento, 1.865 mm de largura e 1.485 mm de altura, dimensões que, segundo a Ctiroën, posicionam o C5 X no centro do segmento D. O porta-malas, cuja tampa é elétrica e tem função “mãos-leves”, pode acomodar 545 litros, mas com o banco traseiro rebatido ficam disponíveis até 1.640 l.

 

Por dentro, o modelo fabricado sobre a mais que conhecida plataforma EMP2, mantém o esmero de estilo pelo qual a marca vem se caracterizando há anos. Chamam a atenção no painel, o quadro de instrumentos digital e uma grande central multimídia de 12 polegadas, além da ausência da alavanca de marchas e do head up display.

 

As versões híbridas combinam um motor a combustão 1.6 turbo com outro elétrico, que atua sozinho até 135 km/h e tem autonomia de 50 quilômetros. Em conjunto, eles desenvolvem 225 cavalos de potência. O C5 X estreia a suspensão ativa batizada de Citroën Advanced Comfort, com três configurações de ajustes e que, afirma a marca da Stellantis, reforça a impressão dos ocupantes de viajarem “a bordo de um tapete voador”.

 

São vários os sistemas que colocam o modelo no nível 2 de condução semiautônoma. Batizado de Highway Driver Assist, pacote tecnológico engloba regulador de velocidade adaptativo com função Stop & Go e assistência de permanência na faixa.

 

O motorista conta ainda com sensores de ponto cego de longo alcance, de trânsito cruzado na traseira, câmeras 360 graus e sistema de acesso e partida, que trava e destrava automaticamente as portas quando o condutor se aproxima ou se afasta do veículo. (AutoIndústria)