Licenciamentos de caminhões acusam alta de 29,5% no trimestre, aponta Anfavea

Frota & Cia

 

As vendas de caminhões ao mercado interno registraram uma alta de 29,5% no primeiro trimestre do ano, frente à igual período do ano anterior, revelou a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) com base nos números de licenciamentos do Renavam. O volume total de produção, de outro lado, alcançou a marca de 24,7 unidades no período, o que equivale a um incremento de 33,9%, considerando os dados de exportação. Os ônibus, por sua vez, acusaram uma queda de 9,0% no biênio, totalizando 3.331 unidades, ante 3.661 chassis emplacados em 2020.

 

Já o mercado brasileiro de autoveículos, incluindo os automóveis e comerciais leves, somaram 527,9 mil unidades, ou 5,4% a menos que as 558,1 mil, registradas no primeiro trimestre do ano passado. Ainda assim, de acordo com a Anfavea, a produção de todas as fábricas associadas registrou crescimento de 2%.

 

Além da queda nas vendas de automóveis, o que mais preocupa o setor é a retração de 23% com relação aos últimos três meses do ano passado. Isso freou a recuperação do setor que acontecia desde a metade de 2020. Tradicionalmente, essa queda era de 15%. (Frota & Cia/Priscila Ferreira)