Estradão
Apesar da pandemia e os atrasos causados por ela nas operações de muitas empresas, a VW Caminhões e Ônibus confirmou, na manhã de ontem, que iniciará a produção em série do e-Delivery neste semestre. Ou seja, o primeiro caminhão elétrico desenvolvido e feito no Brasil, com zero emissão de CO2, NOX e material particulado, estará em breve nas principais concessionárias do País.
Nesse sentido, a fabricante está em linha com a estratégia de investir em mobilidade elétrica. E vai ao encontro do anúncio recente do Grupo Traton. O Grupo fará um aporte de cerca de 1,6 bilhão de euros (R$ 10, 6 bilhões) em pesquisa e desenvolvimento de veículos elétricos até 2025.
Dessa forma, as empresas que integram o Grupo (VWCO, Scania e MAN) devem cumprir metas concretas para o desenvolvimento de veículos movidos a combustíveis alternativos. O plano visa cumprir a meta até 2030.
“A pandemia mundial da Covid-19 impôs muitos desafios a toda sociedade. O que promoveu ajustes de rota. E mesmo assim, mantivemos o compromisso com a inovação e avanços para a mobilidade sustentável. Esse tema continua prioritário na VW Caminhões e Ônibus”, diz o presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes.
Projeto e-Delivery
A VW Caminhões e Ônibus trabalha no projeto do e-Delivery há cerca de cinco anos. Sendo dois deles dedicados aos testes práticos. Dessa forma, o modelo já percorreu mais 30 mil quilômetros em testes de engenharia. Ou seja, nesse período o caminhão opera em condições reais. Na distribuição de bebidas da Cervejaria Ambev em São Paulo.
Nesse sentido, a Ambev deixou de emitir com o e-Delivery mais de 22 toneladas de CO2 na atmosfera. E, até o momento, mais de 6,5 mil litros de diesel deixaram de ser consumidos.
Ademais, o caminhão elétrico pode ser recarregado com 100% de energia elétrica proveniente de fontes limpas. Como a eólica e a solar. E 43% de sua energia provém do próprio sistema regenerativo de freios do veículo.
Todo o processo de desenvolvimento segue o mesmo rigor de todos os caminhões e ônibus da VWCO. Isso inclui toda a preparação na infraestrutura da fábrica, bem como o treinamento de toda a cadeia envolvida no negócio. Nesse sentido, a fabricante anunciou no início do ano que estava preparando a fábrica e os funcionários para receber a produção do novo veículo.
O e-Delivery conta com sistemas inteligentes para ajustar a demanda da bateria conforme a operação. E para recuperar a energia da frenagem. O caminhão pode chegar a uma autonomia de até 200 quilômetros, de acordo com a aplicação e a configuração do veículo. O nível de ruído, extremamente baixo, vai ao encontro da demanda pela qualidade de vida nos grandes centros expandidos. Regiões as quais o modelo é direcionado. (Estradão)