ABC do ABC
O cuidado com as pessoas é uma preocupação constante na Volvo Cars. E, a partir de agora, os funcionários da companhia sueca no Brasil terão direito a uma licença parental remunerada de 24 semanas (seis meses), tanto para pais, como mães, sem distinção do gênero e de como a criança foi gerada.
“Estamos muito felizes em conseguirmos implementar essa nova licença aqui no Brasil. Sabemos que isso não é comum em nosso País e podemos até ser exemplo para outras empresas indo além do que a legislação exige. E, de alguma forma, contribuir ativamente para o início de vida das crianças que terão os pais por perto”, destaca Luis Rezende, presidente da Volvo Car Brasil e Head of Latin America Hub.
A marca está implantando essa política em todos os seus escritórios e fábricas ao redor do mundo, atingindo diretamente cerca de 40.000 funcionários que terão direito às 24 semanas de licença remunerada (algumas regras específicas podem variar de acordo com as leis de cada país).
“Vale lembrar que aqui no Brasil a Volvo, por ser uma empresa do Programa Empresa Cidadã, tinha, até o momento, 20 dias de licença paternidade e 24 semanas (seis meses) de licença maternidade. São 160 dias a mais para deixarmos os pais mais pertos de seus filhos. Estamos pensando em primeiro lugar nas pessoas e na qualidade de vida dos nossos funcionários”, comemora Eliane Trinca, diretora de People Experience e Responsabilidade Social Volvo Car Latam Hub. “Além disso, queremos criar uma cultura que apoie a igualdade de gênero na criação dos filhos.”
A política global é mais inclusiva e favorável do que muitas políticas existentes em todo o mundo e inclui todos os pais legalmente registrados, incluindo pais adotivos, bem como filhos nascidos em casais do mesmo sexo.
“Quando os pais são apoiados para equilibrar as demandas do trabalho e da família, isso ajuda a fechar a lacuna de gênero e permite que todos se destaquem em suas carreiras. Sempre fomos uma empresa voltada para a família e centrada no ser humano. Por meio do programa Family Bond, estamos demonstrando e vivenciando nossos valores, o que, por sua vez, fortalecerá nossa marca”, explica Håkan Samuelsson, presidente-executivo da Volvo Cars. (ABC do ABC)