Mobilidade tem bike cargueira e lotação de ônibus monitorada

O Estado de S. Paulo

 

No setor de logística e mobilidade, negócios como Milênio Bus e Pedivela ganham destaque no estudo “A onda verde: oportunidades para empreender e investir com impacto ambiental positivo no Brasil” da plataforma de inovação multissetorial Climate Ventures e do think tank Pipe.labo

 

A Milênio resolve o problema de linhas de ônibus urbanos com má distribuição de veículos através de um sistema de “smartflow”, que detecta a lotação no transporte coletivo em tempo real.

 

“A empresa surgiu com o objetivo de melhorar a vida do passageiro que pega ônibus lotado todos os dias e demora muito para chegar ao trabalho”, conta o cofundador Marcel Ogando. “Especialmente agora na pandemia, planejar a operação sob demanda é algo necessário.”

 

Atualmente, as frotas de mais de dez empresas brasileiras já utilizam o smartflow da Milênio. “Começamos a comercializar o produto recentemente, mas já foi possível perceber uma melhoria de 15% na eficiência da operação de um dos nossos clientes”, exemplifica Ogando.

 

No caso da Pedivela, a iniciativa brotou quando o fundador Rafael Darrouy, então estudante de Medicina, estava andando de bicicleta e foi atropelado. Foi aí que ele decidiu virar ativista e lutar pela mobilidade urbana. A Pedivela nasceu com o propósito de tirar pequenos caminhões, motos e carros da rua e colocar as bikes.

 

A empresa tem pequenos pontos de distribuição (contêineres) que recebem as cargas de vendas de e-commerce e recruta um exército de ciclistas para fazer as entregas finais. “Temos prazos e custos competitivos para uma entrega limpa”, explica Darrouy. Eles também oferecem capacitação para os ciclistas. “Nosso programa é tipo uma Empretec do Sebrae, que capacita os ciclistas para abrirem a própria empresa”, diz. Aos que se destacam, dão uma consultoria mais próxima, abrindo a rede de contatos da Pedivela e trazendo investidores, como forma de igualar oportunidades para quem não partiu do mesmo ponto desde o início. (O Estado de S. Paulo/Bianca Zanetta)