Jornal do Carro
A Toyota demorou a ter um SUV nacional. Essa espera acabou neste mês, com o lançamento do Corolla Cross. E ao que parece, o utilitário vai incomodar o rival do Jeep Compass. Com apenas 15 dias de vendas, a novidade da marca japonesa já acumula mais de 4.000 reservas. É tanto pedido, que a Toyota reconhece que haverá espera pelo modelo.
Nesta semana, a montadora anunciou a paralisação de suas fábricas no interior paulista, para conter o avanço do coronavírus. As unidades de Porto Feliz, São Bernardo do Campo e Sorocaba ficarão fechadas até 5 de abril, quando a empresa pretende retomar a produção. Já a unidade de Indaiatuba, onde é feito o Corolla sedã, retornará no dia seguinte.
Acima da expectativa
No lançamento do Corolla Cross, a Toyota informou a expectativa de vender 3.500 unidades mensais do seu SUV médio. Mas após duas semanas, a marca já recebeu mais de 4.000 pedidos pelo modelo, inclusive com pagamento de sinal. Esses veículos serão entregues em abril, contudo, o novo lockdown vai atrasar a produção em pelo menos uma semana.
Com esse total de unidades, o Corolla Cross poderá superar o Jeep Compass já no mês de abril, tornando-se o novo líder dos SUVs médios. Entretanto, o utilitário da marca norte-americana não deve ser superado pelo rival em 2021. Isso porque o Compass já vendeu 9.663 no primeiro bimestre do ano. E o campeão da categoria em breve ganhará reestilização.
Versões híbridas também superam previsão
O Corolla Cross está disponível em quatro configurações. Os modelos XR e XRE utilizam o motor 2.0 flex de até 177 cv de potência e câmbio CVT. Trata-se do mesmíssimo conjunto mecânico do Corolla sedã. Já as versões de topo HRV e HRX trazem o conjunto híbrido formado pelo motor 1.8 flex de 101 cv e outros dois motores elétricos que geram outros 72 cv.
No planejamento da montadora, as versões híbridas responderão por 30% das vendas do SUV, enquanto o restante será das opções com motor flex. Mas neste primeiro mês, a marca vai vender 1.500 unidades da série especial de lançamento Special Edition, que é híbrida. Assim, em abril, o Corolla Cross híbrido terá quase a metade das vendas totais.
Concorrência vai aumentar
Tal como o Jornal do Carro antecipou, o Jeep Compass está prestes a ganhar uma reestilização mais ampla, que vai mudar também a cabine. O SUV da marca de utilitários 4×4 está previsto para estrear em maio, com direito a Wi-Fi a bordo, além de um painel totalmente novo com uma grande multimídia com a assistente virtual Alexa, da Amazon.
Na sequência, também em maio, a Volkswagen lançará o seu adversário para o Compass. Feito na Argentina, o VW Taos utilizará o motor 1.4 FSI de 150 cv de potência e 25,5 mkgf de torque, e o câmbio automático de seis marchas. Tal como o Corolla Cross, o Taos tem tração dianteira. Assim, o Compass continuará a ser o único com opção 4×4 a diesel.
Corolla Cross nacional será exportado para 22 países
Feito na fábrica de Sorocaba, o Corolla Cross aposentou a linha Etios e vai responder por metade da produção total da capacidade. Além do SUV médio, a linha Yaris é feita na unidade do interior paulista. A Toyota planeja exportar parte da produção do utilitário esportivo para mais de 20 países na região. Ao todo, cerca de 13 mil unidades devem ir para o exterior. (Jornal do Carro)