VW e Fundação Grupo VW oferecem formação profissional no Paraná

Coisas de Agora

 

A Volkswagen do Brasil anuncia mais uma parceria com o Governo do Estado do Paraná, voltada ao desenvolvimento social e educacional de comunidades por meio da oferta de cursos profissionalizantes: o projeto Carretas do Conhecimento Digital, que será gerenciado pela Fundação Grupo Volkswagen em parceria com o Senai-PR. O início das atividades está previsto para o dia 12 de abril.

 

“Esta é mais uma iniciativa de responsabilidade social que fortalece a relação da Volkswagen do Brasil com a população do Paraná. Neste contexto de pandemia, o projeto Carretas do Conhecimento será realizado em versão digital, oferecendo cursos profissionalizantes semipresenciais para incentivar a empregabilidade e o empreendedorismo em comunidades. Com isso, esperamos contribuir para a retomada da atividade econômica e a inclusão social dos cidadãos paranaenses, sem descuidar dos protocolos de saúde durante a pandemia”, afirma Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

 

Esse apoio é uma das contrapartidas do Protocolo de Intenções firmado pela empresa com o Governo do Paraná em 2013, por meio do Programa Paraná Competitivo, que viabilizou a realização de investimentos na fábrica de São José dos Pinhais. No dia 24 de fevereiro, também como parte deste Protocolo, foi inaugurado o Centro de Hematologia e Transplante de Medula Óssea do Hospital Erasto Gaertner.

 

“Encerramos 2020 como o segundo estado que mais abriu novas vagas com carteira assinada e começamos 2021 com recorde histórico na geração de empregos. Isso é fruto de parcerias com a iniciativa privada, como esse projeto com a Volkswagen do Brasil, e de um trabalho de orientação das Agências do Trabalhador. A formação profissional melhora as possibilidades de contratação no mercado de trabalho. Com a adaptação ao formato digital vamos ainda mais longe”, destaca o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Encerramos 2020 como o segundo estado que mais abriu novas vagas com carteira assinada e começamos 2021 com recorde histórico na geração de empregos. Isso é fruto de parcerias com a iniciativa privada, como esse projeto com a Volkswagen do Brasil, e de um trabalho de orientação das Agências do Trabalhador. A formação profissional melhora as possibilidades de contratação no mercado de trabalho. Com a adaptação ao formato digital vamos ainda mais longe”, destaca o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

 

Carlos Valter Martins Pedro, presidente do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), entidade na qual o Senai-PR está ligado, ressalta que o projeto mostra a responsabilidade que o setor industrial tem com a capacitação profissional dos paranaenses. “Iniciativas como esta da Volkswagen do Brasil comprovam o compromisso da indústria com a geração de oportunidades para a população. O fato de o Senai-PR ter sido escolhido para operacionalizar esse projeto é motivo de orgulho para nós e um reconhecimento da qualidade do ensino técnico que ofertamos”, afirma.

 

Carretas do Conhecimento Digital

 

Desde 2019, a Volkswagen do Brasil, em parceria com o Governo do Paraná, a Fundação Grupo Volkswagen e o Senai-PR, realiza o projeto Carretas do Conhecimento. No primeiro semestre de 2021, em virtude da pandemia da COVID-19, as atividades serão predominantemente on-line. A depender do contexto da pandemia, 100% das atividades irão ocorrer à distância, com os alunos assistindo às aulas de casa e o professor ministrando os cursos ao vivo, de dentro da carreta. Cada carreta é uma escola móvel com infraestrutura completa para cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional. Os estudantes receberão chips 4G, para garantir que mesmo quem não tenha acesso prévio à Internet consiga participar das aulas.

 

O projeto prevê, ainda, a possibilidade de um formato semipresencial, desde que as condições sanitárias permitam. Nesse caso, as aulas teóricas – que correspondem a 75% do curso – continuarão a ser on-line. Já as atividades práticas serão feitas nos laboratórios das escolas fixas do Senai nas 30 localidades selecionadas, respeitando-se rígidos protocolos de saúde, como testes rápidos de COVID-19, medição de temperatura, uso de máscaras e álcool em gel e distanciamento social.

 

Entre as nove opções oferecidas, estão cursos nas áreas de mecânica automotiva, panificação, costura e informática, entre outras. As aulas têm início previsto para 12 de abril e as matrículas estão sendo realizadas pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, em parceria com as 19 prefeituras participantes. Acesse a página da Secretaria para mais informações e inscrições. (Coisas de Agora)