Anfavea pede adiamento do Euro 6 no Brasil

Blog do Caminhoneiro

 

Devido aos efeitos da pandemia, que impactou todos os setores da economia em 2020 e continua produzindo efeitos em 2021, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) tenta um acordo com o Ministério Público Federal (MPF) para adiar a entrada em vigor da norma de emissão de poluentes Proconve P8, equivalente ao Euro 6, no Brasil.

 

A data prevista para veículos leves é 2022, e para os pesados, como caminhões e ônibus, é 2023. A resolução que estabelece o novo padrão de emissões foi publicada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) em 2018.

 

O Euro 6 vigora na Europa desde 2013, e nos Estados Unidos, onde a norma é chamada de EPA, mas é equivalente à europeia, vale desde 2010.

 

De acordo com a Anfavea, a paralisação das fábricas e laboratórios no ano passado, com afastamento dos trabalhadores, além da redução das vendas de veículos, atrasaram o cronograma de desenvolvimento do Proconve P8, que, apesar de parecido com as normas em vigência em outros países, difere em alguns aspectos, necessitando de adequações e milhões de quilômetros em testes. (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)