Jornal Contábil
O mercado de picapes ainda continua com grande demanda e novos modelos prometem aumentar ainda mais a competitividade nesse nicho de mercado mesmo em meio ao quadro de pandemia.
A fabricante alemã Volkswagen promete lançar até o ano de 2022 a nova picape média compacta, para concorrer com modelos como a Fiat Toro, a nova Tarok, com motor 1.4 TSI de 150 cv, com câmbio automático de 6 marchas e capacidade para 1 tonelada, promete ser a principal concorrente da invicta Toro nesse segmento.
A montadora americana Ford também promete entrar na briga de picapes média compacta com sua Ford Maverick, também com previsão para o ano de 2022, de acordo com a montadora terá preços equivalentes para brigar com a líder de mercado Fiat Toro, contudo, se pouco sabe sobre sua motorização, em alguns países ela foi anunciada com motor 1.5 turbo de 150 cv, mesma motorização da Ford Territory, acredita ser que será montada na china assim como a nova SUV da marca.
A montadora Japonesa está revitalizando a sua já cansada Frontier, com o intuito de reviver a marca no Brasil após fracasso de vendas de versões anteriores.
O novo modelo virá totalmente reestilizado com novos faróis novas grade e para-choques, interior também muda por completo com o novo desenho da empresa ela virá com tela instrumental de 7 polegadas e kit multimídia de 8 polegadas com câmera 360 graus e novas funções.
O motor continua o mesmo os dois a diesel com 2.3 de litragem um será de 160 cv turbo e a versão mais completa com 190 cv bi turbo. É a tentativa da montadora de conseguir entrar para a competição desse nicho de picapes.
A montadora Francesa Renault vai se lançar nesse mercado com a promissora Alaskan, será fabricada na Argentina na mesma montadora da Nissan Frontier, ambas marcas fizeram uma aliança para fabricação de SUVs e picapes.
O modelo já deve estrear até o final de 2021 mesmo em meio a crise sanitária existente. Dotada com motor Diesel 2.3 turbo, câmbio automático de 7 marchas e tração 4×4.
O modelo será montado sobre a plataforma do extinto e grande fiasco da marca Alemã Mercedes Classe X que não irá mais fabricar o modelo após um longo namoro de 3 com o mercado brasileiro.
Outra montadora francesa, a Peugeot, também irá investir nesse segmento após muitos anos sem fabricar picapes médias, a Peugeot LandTrack será fabricada no Uruguai tal protótipo vem de uma junção do grupo PSA (proprietária da marca francesa Peugeot) e uma empresa chinesa, a Changan.
A montadora está com o projeto ambicioso de bater de frente com a consolidada líder de mercado brasileiro a Toyota Hillux, com suas dimensões bem próximas e com capacidade para carga maior.
Vira dotada de dois modelos de motor um diesel de 1.9 biturbo que promete grande desempenho e um motor gasolina 2.4 turbo gasolina, terá versões 4×2 e 4×4, contudo rumores indicam que não virá com câmbio manual apenas o moderno câmbio automático de seis marchas.
A montadora Italiana Fiat irá revitalizar sua consagrada e líder de mercado absoluta a FIAT Toro, ela virá com nova grade frontal e novo logotipo da marca e vira no interior com a novíssima e muito bem aclamada tela de vertical de 10 polegadas a mesma já utilizada em novas versões de grandes picapes como a Dodge Ram que pertence ao mesmo grupo proprietária da marca FIAT.
Mas a grande e muito bem vinda surpresa vem em sua motorização que antes era seu maior ponto fraco, agora ela virá com o moderno e potente motor 1.3 firefly turbo flex que irá gerar a potência de 180cv, o que a marca acredita que será sua consolidação definitiva.
Já no nicho de picapes de luxo a montadora americana Jeep lançará o seu modelo Jeep Gladiator, prometida para final do ano de 2021 ou início de 2022 terá 5,53 metros de comprimento e 1,87 m de largura e uma carga útil de 700 kg.
Com o motor de 3.6 V6 que entregará 285 cv de potência com câmbio automático de 8 marchas, acredita-se que os preços partiram de R$ 450 mil reais. Um nicho muito seleto para tal segmento no Brasil.
A montadora americana Ford, também trará para o Brasil sua consagrada e totalmente reestilizada Ford F-150 o modelo já é vendido em alguns países do Mercosul, programada para vendas no início de 2022.
Contará com itens de conveniência novos como frenagem automática, condução semi automática e correção ativa de faixa. Seu motor será o V8 de 400 cv e 55,2 kgfm, com câmbio automático de 10 marchas e tração 4×4. (Jornal Contábil)