AutoIndústria
A Dacia encontrou uma maneira simples de reduzir seus custos e a complexidade construtiva e ainda oferecer ao cliente a possibilidade de ter, por valor inferior, uma verdadeira central multimidia no Sandero europeu.
A terceira geração do hatch, que aqui, sob a marca Renault, deve ser apresentada até o fim deste ano e não sobre a plataforma do Clio, pode dispor do Media Control, nada mais do que um sistema que permite ao próprio celular do usuário, incorporado a um nicho dedicado no painel, executar as funções de uma central multimídia convencional e que custaria algumas centenas de dólares a mais aos clientes.
“Tínhamos que encontrar uma solução que fosse inteligente, simples e atraente para um multimídia. Nossos engenheiros e designers trabalharam em um sistema que coloca a tela favorita de nossos clientes, seu próprio telefone, no centro da experiência multimídia no carro”, afirma Nicolas Legros, diretor da Linha Cross Car da Dacia.
O Media Control reúne, além do próprio nicho específico para smartphones no centro superior do painel – em posição voltada para o motorista -, alto-falantes, porta USB, controles no volante e um aplicativo gratuito e personalizável.
Basta baixar o aplicativo Dacia Media Control e, via Bluetooth, o smartphone se tornará um multimídia integrado, com navegação, rádio e funções do veículo ativadas por voz.
O aplicativo permite, por exemplo, reproduzir informações do computador de bordo do veículo, além de criar personalizações, como atalhos para widgets e outros aplicativos favoritos. No sistema Android, e em breve no iOS, a função SMS lê mensagens em voz alta.
As funções exibidas no celular também são replicadas no painel do quadro de instrumentos do veículo. Há cuidados ainda como um alerta que, automaticamente, quando o carro chega ao destino, lembra o usuário de que seu celular está no nicho do painel ou a função Go To My Car!, que facilita encontrar o carro em um estacionamento. (AutoIndústria)