Monitor do Mercado
A Ford anunciou que irá paralisar as atividades de duas fábricas de montagem dos EUA e em uma na Alemanha devido à falta de chips semicondutores no mercado global.
O anúncio foi feito na última quinta-feira (18) e a montadora afirmou que o problema da falta dos semicondutores foi agravado pela ausência de outras peças, devido a uma tempestade de inverno que atingiu o centro dos EUA afetou milhares de carros.
As montadoras de carros em todo o mundo estão enfrentando problemas nas suas linhas de produção e correndo risco de perderem bilhões de lucros por falta dos semicondutores.
Um incêndio em uma das maiores fabricante e fornecedora de chips usados em aparelhos de som, no Japão, abalou a cadeia de produção mundial.
O incêndio na fábrica da AKM ocorreu ainda em outubro de 2020, mas a empresa divulgou uma nota no último mês dizendo que ainda não conseguiu reestabelecer a fabricação dos semicondutores e que estavam discutindo com os seus clientes sobre a possibilidade de mudar para produtor alternativos e solicitou que outros fabricantes do material os ajudassem com essa alternativa.
O desastre aumentou a desafio da indústria automotiva mundial, que já vinha sofrendo pela falta de semicondutores devido à paralização global em 2020, em decorrência da pandemia do coronavírus. A alta demanda do mercado de eletrônicos gerou uma corrida pelos chips e outros itens usados em celulares e computadores.
Executivos das montadoras Ford Motors e General Motors estão prevendo a perda de bilhões em lucros por conta da paralisação das linhas de produção.
Os fabricantes americanos de chips foram, inclusive, ao presidente americano Joe Biden pedir financiamento para a produção. (Monitor do Mercado)