Chevrolet Onix RS é versão estilosa do carro mais vendido do País

Carpress

 

Uma das formas que as montadoras estão utilizando há tempos para conseguir mais lucratividade é a de criar versões esportivas ou aventureiras para seus carros. Reestilizam o visual, mexem aqui e ali na parte mecânica e incluem alguns acessórios, cobram um pouco mais e está pronto. Assim nascem os carros de nomes já conhecidos e sobrenomes como RS, Black, Track, Sport, SS, GTS, entre outros, dependendo da nomenclatura das montadoras. Quase o mesmo carro das versões originais, mas tunados de fábrica, com alguma personalização que agrada clientes que querem sair do comum.

 

E quem quer, por exemplo, um carro já aprovado pela maioria, como é o caso do Chevrolet Onix, que é o mais vendido do mercado brasileiro, pode optar por uma versão mais “quente”, mais bonita, mais esportiva, daquelas excelentes para passear no shopping ou ser visto por aí com um carrão mais lindão do que os da maioria.

 

É assim que foi apresentada a versão mais bacaninha do mais vendido. A reportagem do Carpress testou o Onix RS turbo 2021, que custa atualmente R$ 78.480. É um belo veículo, com apelo esportivo, com direito a spoiler e aerofólio, mais rodas e grade, ambas pretas. Os faróis têm máscaras escuras, bem como a capa dos retrovisores externos e os emblemas, também pintados de preto. O Onix RS ganhou luzes diurnas de LED e perdeu os faróis de neblina do LTZ.  Bom gosto, belo carro.

 

A mecânica é igual a das outras versões 1.0 turbo de 116 cv a 5.500 rpm, e torque de 16,8/16,3 kgfm a 2.000 rpm. E o câmbio é automático de 6 marchas. Sim, não estranhe. É esportivo, mas é automático, porque para a Chevrolet, brasileiro que pode pagar um pouco a mais por uma versão esportivada prefere as transmissões automáticas do que o cada vez mais ultrapassado câmbio manual que você aprendeu a dirigir.

 

Todas as versões do Onix são muito boas, sem dúvida. Não é à toa que é o carro mais vendido do ano desde 2015. Mas não espere uma emoção diferente por dirigir esse RS, com uma pegada mais nervosa do motor. É tudo igual aos outros, porém mais bonito, mais estiloso.

 

De qualquer forma, espere mais economia do que esportividade. É um carro muito urbano. Sobre consumo, testamos com combustível gasolina e faz 15,5 km/l na cidade e 17,2 km/l na estrada, para um tanque de 44 litros. Segundo o Inmetro, para etanol, a média de consumo é 8,3 km/l para a cidade e 10,7 km/l nas rodovias.

 

O visual é muito bem acertado. Chama a atenção. A suspensão também não tem mudanças, assim as rodas e pneus, mesmas dimensões das versões LTZ e Premier do Onix, com 16 polegadas.

 

A segurança é um ponto muito positivo na versão RS, também equipada com seis airbags, controles de tração e de estabilidade, auxiliar de partida em rampa, ar-condicionado, controle de velocidade, vidros com acionamento elétrico um toque e antiesmagamento nas quatro portas, entre outros. Ponto negativo não é o que tem, mas o que não tem. Ausentes desta versão a internet a bordo, câmera de ré, sistema de partida e entrada sem chave e sensor crepuscular, presentes na versão acima, a Premier. (Carpress/Wandick Donett)