A caixa de marchas que venceu o preconceito + BYD, Marcopolo…

Transporte Mundial

 

A Volvo, ao persistir com a demonstração das vantagens de uma transmissão automatizada, não só conseguiu mostrar a redução de custo para os gestores de frotas. Ela também quebrou preconceitos, mostrando que caixa automatizada não transforma o motorista “fresco”, mas sim em um professor com melhor qualidade de vida e com menos desgaste físico e mental. A caixa de câmbio I-Shift da Volvo completa 20 anos desde seu lançamento global, na Suécia. Responsável por uma grande mudança de comportamento no transporte mundial de cargas, a avançada transmissão eletrônica da marca chegou pouco tempo depois ao Brasil, quando já em 2003 começou a equipar os caminhões FH e NH fabricados no País. A partir dela, transmissão automatizada virou padrão nos caminhões pesados e já ganha grande espaço nos semipesados, além da tendência para ocupar todos os segmentos.

 

BYD e Marcopolo

 

O modelo da carroceria Attivi Express, desenvolvido em parceria com a Marcopolo, é dedicado a chassis articulados com propulsão 100% elétrica, com zero emissão de gases nocivos e ruído local (enquanto em uso, exceto durante a fabricação e o descarte no final da vida útil). O modelo possui 22 metros de comprimento, baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4), com autonomia de 250 km com uma carga completa de três horas e capacidade para 168 passageiros, além dos espaços para cadeirantes.

 

Os VLPs foram desenvolvidos sob encomenda da prefeitura de São José dos Campos (SP) e são equipados com o sistema BioSafe da Marcopolo, com um sistema UV-C de desinfecção do ar instalado no ar-condicionado, acabamento com aditivos antimicrobianos nas poltronas, balaústres e pega-mãos.

 

Ao todo, serão 12 ônibus articulados, de 22 metros, produzidos pela BYD em sua fábrica em Campinas (SP), e já se encontram na Marcopolo para finalização. A previsão de entrega dos 12 veículos é de outubro de 2021. Não foi revelado o investimento feito pela municipalidade do interior paulista.

 

Mulheres motoristas

 

Uma das líderes brasileiras na prestação de serviços logísticos com foco na integração com o Norte e Nordeste do País, a Raça Transportes está fortalecendo o programa interno para contratação de mulheres motoristas. Com quatro mulheres conduzindo veículos pesados no transporte, principalmente de cargas fracionadas, a empresa quer ampliar o número de condutoras e continua em busca de candidatas. “Temos posições abertas e um número de vagas sem limites para mulheres”, anuncia Faiçal Murad Filho, diretor-presidente e fundador da empresa.

 

Pneus

 

A ANIP (associação das fabricantes de pneus) divulgou que a vendas de pneus de cargas tem crescimento de 7,7%. Foram comercializadas 636.326 unidades em fevereiro, contra 590.786 no mesmo mês de 2020. (Transporte Mundial/Marcos Villela)