Diário do Transporte
A Mercedes-Benz do Brasil divulgou que alcançou o marco histórico de 50 anos dos chassis de ônibus da linha OF, com motor dianteiro. O primeiro modelo, que começou a ser comercializado em 1971, foi o OF 1313. Atualmente, a linha de chassis é vendida para o transporte coletivo urbano, rodoviário, fretamento e escolar.
Segundo a fabricante, ao longo das cinco décadas, foram emplacados mais de 256 mil modelos OF no mercado brasileiro, o que significa mais de 5 mil unidades por ano.
O chassi OF 1721 é o campeão de vendas do segmento no país. Ao todo, já foram mais de 99 mil unidades do modelo emplacadas, também de acordo com a Mercedes-Benz.
O OF-1721 teve a primeira versão comercializada entre 1998 e 2004. No período, foi campeão de vendas do mercado em todos os anos. Entre 2005 e 2011, com a entrada em vigor da norma Euro 3 no Brasil, ele foi substituído pelo OF 1722. Contudo, a partir de 2012, já na atual versão Euro 5, este chassi de ônibus voltou a receber a denominação OF 1721. Desde então, o modelo seguiu na liderança de vendas em solo nacional.
Em nota, a Mercedes-Benz informou que, ao longo das últimas cinco décadas, os chassis da marca evoluíram em Peso Bruto Total e potência do motor. Também receberam mudanças, como motorização eletrônica com menor consumo e índices mais baixos de emissões, freio ABS, retarder e a suspensão pneumática dianteira e traseira para os modelos 1721 e 1724.
Empresa completará 65 anos de atividades
Juntamente com o caminhão L 312, a Mercedes-Benz do Brasil começou a produzir o chassi de ônibus LP 312 já na inauguração da fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, em 28 de setembro de 1956.
Assim, em 2021, a empresa completará 65 anos de atividades no país. Neste período, a Mercedes-Benz sempre produziu os principais agregados, como motor, caixa de mudanças, eixos dianteiro e traseiro, além do quadro dos chassis.
Portfólio
O portfólio atual da linha OF de ônibus Mercedes-Benz inclui os modelos 1519 (urbano), 1519 R (escolar), 1621 (fretamento), 1721 e 1724 (urbano, rodoviário e fretamento, ambos com versões de suspensão metálica ou pneumática).
“Os modelos OF, assim como todos os chassis de ônibus da marca, são reconhecidos no mercado pela robustez e resistência, bem como ótimo nível de segurança que oferecem aos usuários e ao motorista. Além disso, se destacam pelo reduzido consumo de combustível e pelo baixo custo de manutenção, otimizando o custo operacional para as empresas de transporte”, informou a fabricante, em nota.
Fábrica 4.0
Em setembro de 2020, a Mercedes-Benz do Brasil inaugurou a Linha 4.0 de Produção de Chassis de Ônibus, em São Bernardo do Campo. (Diário do Transporte/Jessica Marques)