AutoIndústria
Em tempos de pandemia e de grandes transformações no setor automotivo, tanto em relação a produtos como no que diz respeito a processos produtivos, o Sindipeças convoca os associados a participarem do 2º Encontro da Indústria de Autopeças, que acontece de forma online no dia 5 de abril.
O primeiro evento do gênero foi realizado em 2019, quando a entidade decidiu torná-lo bianual para que empresários e executivos da área pudessem avaliar dificuldades e oportunidades no setor. Com a chegada da segunda onda da Covid-19 no País, os desafios tornam-se ainda maiores, tanto em função das restrições para manter produção em ritmo normal como pela escassez de matérias-primas e componentes.
Em vídeo no site, por meio do qual conclama todos a participarem do encontro, o presidente do Sindipeças, Dan Ioschpe, destaca a competitividade cada vez maior no mundo automotivo e a necessidade de integração ao ambiente internacional.
Segundo o empresário, o fato de ser virtual favoreceu a presença de palestrantes internacionais no segundo encontro do setor, que dentre outros terá a participação de representantes da Clepa, entidade que representa a indústria de autopeças na Europa. Também participam os presidentes das entidades que representam fabricantes de autopeças na Argentina, México, Estados Unidos e Índia, que estarão reunidos no painel Visão de Futuro.
“Vamos reunir especialistas brasileiros e estrangeiros e líderes de empresas do setor para conversar sobre os caminhos que as autopeças brasileiras devem traçar para ser cada vez mais competitivas e integradas ao mercado internacional, acompanhando os desafios e as oportunidades das transformações da indústria 4.0”, comenta Ioschpe.
Em debate estarão aspectos importantes como a evolução dos veículos e sua forma de utilização, dentre outros aspectos ligados à mobilidade, com foco em quais as adaptações que a indústria brasileira terá de fazer e com que velocidade.
Além do painel Visão do Futuro, terão os painéis Inserção Global e as Perspectivas sobre o Mercado de Reposição Brasileiro. No primeiro caso, estarão reunidos para debater o tema os presidentes da Fras-le, Tupy e Rudolph. O debate sobre aftermarket terá apresentação de um levantamento inédito da Mckinsey, que será comentado por representantes da Bosch, da Andap, entidade que representa os distribuidores e autopeças, e do Sincopeças, o sindicato do comércio varejista. (AutoIndústria)