Frota & Cia
As medidas de isolamento social causaram um prejuízo R$ 9,5 bilhões acumulados pelas empresas de ônibus em 2020. Dessa forma, o valor representa o impacto das medidas para conter a propagação da pandemia do novo coronavírus.
Os dados estão no levantamento “Impactos da Covid-19 no Transporte Público por Ônibus” da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). De acordo com os números da entidade, todo o sistema de transporte do país foi impactado. Ao todo, foram considerados no estudo 116 sistemas de transporte operados por empresas associadas em capitais, regiões metropolitanas, cidades grandes, médias e de pequeno porte.
Motivo principal dos prejuízos das empresas, a redução da demanda de passageiros foi superior aos ajustes feitos na oferta do serviço pelos órgãos gestores locais. Além disso, para garantir o isolamento social e o atendimento à população, os ônibus continuaram circulando. Assim, ficou claro o desequilíbrio entre a redução da oferta e a demanda no número de pagantes. (Frota & Cia/André Garcia)