Porsche quer voltar à Fórmula 1 por causa de combustível sintético

Jornal do Carro

 

Após anos de rumores da entrada das montadoras do Grupo Volkswagen na Fórmula 1, parece que parcialmente, essa ideia se cumprirá. A Porsche Motorsport pretende entrar no campeonato, assim que as novas regulamentações aceitarem motores com combustíveis mais sustentáveis.

 

De acordo com uma matéria da BBC divulgada, o vice-presidente da Porsche Motorsport, Fritz Enzinger afirmou que a montadora tem interesse em ingressar no maior campeonato de automobilismo mundial. Contudo, somente se a FIA alterar as regulamentações dos motores, visando um propulsor mais ecologicamente sustentável.

 

“Seria de grande interesse se aspectos da sustentabilidade, como por exemplo, a implementação o eFuel, desempenhasse um papel nisso”, afirmou Enzinger. As novas normas sobre o propulsor, no entanto, só entrarão em vigor na temporada de 2025.

 

O que é o eFuel?

 

Conforme anunciado, a Porsche caminha em passos largos para a eletrificação de seus modelos. Contudo, isso não significa que deixará seus modelos com motores a combustão no passado.

 

Pensando em uma terceira alternativa, a empresa apresentou o eFuel, que nada mais é do que um combustível sintético que neutraliza emissão de carbono na atmosfera. Sobretudo, ele consegue alimentar veículos a combustão, mas sem o impacto ambiental que os combustíveis fósseis provocam.

 

O empenho da montadora no desenvolvimento deste combustível fez surgir o consórcio com a Siemens, AME, Enel e ENAP e a ExoonMobil. Juntas, elas trabalham para introduzir o eFuel em larga escala.

 

A introdução da Porsche como uma equipe seria um duplo ganho para a Fórmula. Pois além de montadora, a empresa fabricaria seus próprios motores. Atualmente, Mercedes, Ferrari, Honda e Renault (agora Alpine) são as únicas equipes que projetam seus trens de força.

 

A partir da temporada de 2022, a Red Bull integrará essa lista ao assumir os motores da Honda, que sairá do campeonato no fim de 2021.

 

Há chances também da Porsche, bem como o Grupo Volkswagen, fornecerem motores para outras equipes. Segundo a BBC, o Grupo chegou a ter conversas iniciais com a Red Bull, McLaren e Williams.

 

Novos motores

 

A nova geração de propulsores da Fórmula 1 ainda está em discussão. O que está certo é que haverá um congelamento no desenvolvimento de motores entre 2022 e 2024. Todavia, os executivos já prometem por algo “poderoso e emocionante” para 2025. Dessa forma, os chefes da F1 junto às equipes decidiram estipular alguns princípios chaves para construção dos futuros motores.

 

Dentre os “mandamentos”, estão a adoção de um combustível totalmente sustentável, redução significativa de custos, atratividade para novos fabricantes e claro, criação de uma unidade de potência poderosa e emocionante. (Jornal do Carro)