Jornal do Carro
Em 1974, o engenheiro brasileiro João Augusto Amaral Gurgel teve uma visão do futuro, e apresentou o elétrico Itaipu E150. O pequenino hatch de carroceria trapezoidal carregava consigo 13 baterias que produziam só 4,2 cv de potência. O carrinho não passou da fase inicial do projeto. Contudo, quase cinco décadas depois, o Brasil pode ter carros elétricos nacionais por meio de uma montadora argentina, a Bravo Motor Company.
A fabricante assinou um termo de intenção com o governo de Minas Gerais para construir uma fábrica de veículos elétricos na região metropolitana de Belo Horizonte. Dessa forma, a Bravo promete investir nada menos que R$ 25 bilhões a partir de junho deste ano. Porém, com cerca de 80% dos recursos providos por investidores estrangeiros. Assim, o montante será aplicado até 2029. E prevê outra fábrica para produzir baterias.
O valor impressiona não só pelo momento ruim da indústria automobilística no País, mas também na comparação com gigantes do setor. Recentemente, a GM retomou o investimento R$ 10 bilhões, que estava “congelado”, para lançar as novas Spin e S10. E a Renault, após fazer demissões, anunciou a aplicação de R$ 1,1 bilhão na fábrica do Paraná para atualizar sua gama atual. Nos dois casos, não há carros elétricos.
As ambições da Bravo, portanto, são proporcionais ao investimento. A montadora anunciou que vai começar as obras da fábrica mineira no meio deste ano. E dará início à operação na unidade em 2023. Mas não é só: a marca prevê para 2024 um volume de 22.790 veículos elétricos, bem como 43.750 de unidades de pacotes de baterias. A operação também vislumbra a geração de 13.813 empregos diretos e indiretos.
Segundo o CEO da Bravo Motor do Brasil, Eduardo Javier Muñoz, a empresa planejava erguer três fábricas no país em diferentes regiões. Porém, na primeira visita, o executivo viu que a logística seria dificílima. “Iríamos abrir uma fábrica em Minas, outra no Sul e outra no Norte. No entanto, rapidamente entendi que teríamos de fazer um esforço enorme. E que deveríamos nos concentrar em Minas Gerais”, explicou.
Criadora do Auto Popular Argentino
Mas, afinal, quem é a Bravo Motor Company? A jovem startup argentina nasceu em 2008 pelas mãos do arquiteto Miguel Angel Bravo. De início, a ArqBravo (nome do grupo) mostrou protótipos e planejava lançar o A!PA, sigla de Auto Popular Argentino. O modelo pretendia ser o primeiro automóvel popular totalmente argentino, ou seja, desenhado, projetado e produzido no país.
Entretanto, em 2012, a ArqBrasil cancelou os planos de produção do carro após não conseguir a liberação do governo federal do país. Faltou o decreto presidencial para operar como montadora de veículos. A empresa, então, transferiu a sede para a Califórnia, nos Estados Unidos. E começou a criar projetos de carros elétricos, autônomos, conectados e compartilhados.
Em seu site oficial, a ArqBravo se apresenta como uma empresa com mais de 700 investidores de 20 países. A montadora trabalha em projetos de veículos elétricos feitos para serviços de transporte, como a Uber. Por enquanto, a Bravo não informa que tipo de veículo irá produzir no Brasil. No passado, a fabricante surgiu com a proposta do carro popular e também de um mini carro elétrico, além de outro para uso recreativo.
Esqueceram do Gurgel Itaipu
O anúncio oficial da Agência Minas Gerais diz que a Bravo Motor faz parte do grupo que desenvolveu o primeiro carro elétrico da América Latina. Entretanto, independente do que a montadora fabricar em Minas Gerais, esse título pertence ao visionário Gurgel Itaipu E150. O modelo teve poucas unidades montadas, mas era um projeto muito à frente do seu tempo. (Jornal do Carro)