8 de março, Dia da Mulher. Dia de quê?

Ainda que a data nos dias de hoje seja de celebração e comemoração, o Dia Internacional da Mulher tem como missão a conscientização para combater e evitar as desigualdades de gênero em todas as sociedades.

 

Os primeiros 50 anos do século passado foram marcados por manifestações e iniciativas que buscavam a igualdade, como o direito ao voto e à participação política, com melhores condições de vida e trabalho, mas sem que uma data fosse reconhecida. O movimento feminista nos anos 60 deu mais visibilidade para a causa e a Organização das Nações Unidas / ONU estabeleceu em 1975 o Dia Internacional da Mulher na data de 8 de março.

 

Nos dias de hoje, um dos objetivos de celebrarmos esta data é seguir reconhecendo a luta em busca da equidade de direitos sociais, políticos e econômicos. Mas porque equidade e não igualdade? Porque existem diferenças. Que precisam ser reconhecidas e respeitadas.

 

Juntos, mulheres e homens devem olhar para a história e reconhecer o que já se conquistou, buscando inspiração para colaborar e assim seguir evoluindo no presente e futuro, melhorando as vidas de todos, ao redor do mundo.

 

Mas e se não tivéssemos na Dana o compromisso de promover equidade no ambiente de trabalho? Sem que as questões de gênero sejam determinantes para as oportunidades de crescimento e desenvolvimento de cada um?  Dificuldades adicionais poderiam ser impostas, estas pessoas e seus talentos seriam desperdiçados. Aqui, não.

 

Que esse dia sirva de inspiração para seguirmos promovendo na Dana – e fora dela – condições para que todos possam colaborar com seus talentos e crescer, em uma sociedade mais justa, com oportunidades de desenvolvimento para todos, independentemente de gênero.