Carga Pesada
A composição do preço do óleo diesel no Brasil é complexa e depende de vários fatores. O principal deles é o valor do petróleo no mercado internacional, que está atualmente em cerca de 65 dólares o barril. Outro fator são os impostos que variam de acordo com os Estados. O fato de o Brasil não ser autossuficiente na produção de diesel é um agravante. E a mistura de biodiesel exigida por lei também influencia.
Diretor da rede Túlio de postos de combustíveis e da federação que representa o setor, Giarcarlo Pasa conta que a tendência é de os preços internacionais subirem até 75 dólares ao longo do ano. Só para se ter uma ideia, no início da pandemia, em abril do ano passado, esse valor chegou ao mínimo de 21 dólares.
No início do próximo mês, deve-se esperar um novo aumento do diesel devido ao último leilão de biodiesel realizado pelo governo, em fevereiro. “O leilão resultou numa elevação de 37 centavos no preço do biodiesel puro, o que irá impactar em R$ 0,045 no custo do produto final”, conta.
Em março, por força de lei, a mistura de biodiesel no diesel passa de 12% para 13%. O diretor ressalta que o preço do biodiesel está diretamente relacionado com o da soja, que está em ascensão. “Em apenas um dos leilões realizados no ano passado, o impacto do preço final do diesel foi de 10 centavos.”
O presidente Jair Bolsonaro prometeu aos caminhoneiros que vai zerar a cobrança de impostos federais (PIS e Cofins) sobre o combustível por dois meses. Se a promessa for cumprida, essa isenção não inclui a parte do biodiesel, segundo o empresário.
“Se as informações não são divulgadas corretamente, quando chega na ponta dá um monte de ruído”, justifica Pasa.
Apesar da troca de comando anunciada por Bolsonaro na Petrobras, o mercado não espera que a estatal volte a subsidiar o diesel, como foi feito no governo Dilma Rousseff (PT), que acabou gerando uma crise financeira na companhia.
De acordo com Pasa, o Brasil importa de 15% a 25% do diesel que o mercado demanda, dependendo do nível da atividade econômica. “Se o preço do diesel ficar mais barato no Brasil que lá fora, alguém vai ter de assumir o prejuízo dessa importação.”
Ele ressalta que baixar o ICMS para baratear o combustível depende de negociações com cada Estado, que têm alíquotas diferentes. Essas alíquotas incidem sobre os valores cobrados nas bombas, de acordo com pesquisas divulgadas quinzenalmente pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), por meio do Ato Cotepe.
O sindicato que representa os postos no Paraná, o Sindicombustíveis, publica tabelas mostrando como é a composição dos preços dos combustíveis. Para verificar a tabela referente ao dia 22 de fevereiro, clique aqui. (Carga Pesada/Nelson Bortolin)