AutoIndústria
Produzido na fábrica de Resende, RJ, o novo Kicks foi apresentado pela Nissan em evento virtual na noite desta quinta-feira, 25, com mudanças no exterior e na cabine, além de uma série de equipamentos com tecnologias inteligentes de segurança passiva e ativa, que oferecem maior conforto e segurança ao crossover.
O modelo chega na rede de concessionárias da marca japonesa na segunda quinzena de março em quatro versões, com preços a partir de R$ 90.390 na configuração de entrada Sense MT. Segundo o diretor sênior de vendas e marketing, Tiago Castro, não houve reajustes em relação às versões disponíveis anteriormente. A Sense CVT custa R$ 980.390, a Advance CVT sai por R$ 106.390 e a Exclusive CVT por R$ 116.390.
Durante a apresentação da linha 2022 do SUV, Castro destacou que o modelo está ainda mais alinhado com o conceito Nissan Intelligent Mobility, passando a incoporar itens que estavam presentes apenas na gama mais alta da linha da marca e também no 100% elétrico Nissan Leaf.
Dentre as novidades estão o RCTA, Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro, o BSW, Monitoramento de Ponto Cego, o LDW, Alerta Inteligente de Mudanças de Faixa, e o HBA, Acendimento Inteligente dos Faróis com Ajuste de Altura e Intensidade. Os dois últimos, segundo a fabricante, inéditos no segmento.
O presidente da Nissan, Marco Silva, revelou investimentos da ordem de R$ 100 milhões no produto e em melhorias na linha de produção. A meta é vender 50 mil unidades da nova geração do SUV em 12 meses, o que equivale a uma venda mensal em torno de quase 4,2 mil unidades mês. Em janeiro o modelo emplacou 3.072 unidades.
A montadora abre pré-venda do novo Kicks às 20 hs desta quinta-feira, com algumas vantagens ao consumidor, dentre as quais o pagamento da primeira parcela em eventual financiamento só daqui a 120 dias.
Lançado mundialmente no Brasil em 2016, durante os Jogos Olímpicos Rio e na época com produção apenas no México, o SUV passou a ser produzido no complexo industrial do sul-fluminense em 2017. Todas as versões do modelo saem de fábrica com seis airbags, controles de estabilidade e tração, freios ABS com distribuição de força e sistema Isofix de cadeiras infantis.
Na parte dianteira, o Kicks traz 2022 para-choque que combina com a ampla grade Double V-motion, itens que são realçados pelos frisos cromados e pelos detalhes em black piano. Todas as versões com câmbio CVT vêm com faróis de LED com função DLR (luz de rodagem diurna). Também são de LED os faróis de neblina, os retrovisores externos e as lanternas traseiras.
De acordo com o material da Nissan sobre o Kicks 2022, o modelo mantém uma das características mais marcantes do estilo da linha, o “teto flutuante”, solução de design que faz com que a coluna C pareça não existir por conta do acabamento em preto que se funde com os vidros das portas traseiras, “mas que ainda permite excelente visibilidade externa para todos”.
Outras novidades são a antena estilo “barbatana de tubarão”, de série para toda a linha, e as rodas de liga leve aro 17 com desenho inédito nas versões Advance e Exclusive.
Internamente, a montadora destaca dois novos recursos tecnológicos: o sistema multimídia com tela de oito polegadas e o sistema de som premium Bose, que inclui dois alto-falantes no apoio de cabeça do motorista e é item exclusivo no segmento.
Para a versão Advance está disponível o painel de instrumentos multifuncional em TFT (Thin Film Transitor) de sete polegadas, com mostradores configuráveis e 12 funcionalidades que auxiliam com informações sobre os equipamentos e itens de segurança.
O Novo Nissan Kicks apresenta um conjunto mecânico que foca na qualidade e confiança dos usuários, mas, mesmo assim, ainda passou por refinamentos na suspensão e no conjunto de frenagem. Os engenheiros da Nissan do Brasil trabalharam em novos pontos de fixação do eixo traseiro e da caixa de direção, melhorando a área de contato e aumentando a firmeza das suspensões. Assim, há respostas mais diretas do volante em manobras e também em alta velocidade em mudança de faixa ou para desviar de um obstáculo.
Na parte mecânica, o novo Kicks mantém o motor HR16DE de 1,6 litro e 16 válvulas, que produz 114 cavalos de potência a 5.600 rpm e torque de 15,5 kgfm a 4.000 rpm, contando com controle de abertura das válvulas continuamente variável (CVVTCS). A transmissão Xtronic CVT com D-Step (simulação de marchas) e modo Sport garante melhor performance mesmo em rotações mais baixas, além de baixo consumo e menores emissões.
Além do Brasil, também China, Índia, Tailândia e México produzem atualmente o Kicks, que é vendido em diversos países, dentre eles os três maiores mercados automotivos do mundo: China, Estados Unidos e Japão. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)