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No mês em que inicia as comemorações pelos seus 40 anos, a Volkswagen Caminhões e Ônibus demonstra mais uma vez seu compromisso em evoluir constantemente. A empresa deu início à sua primeira semana de pluralismo e inclusão. Cerca de 30 palestrantes, internos e externos, vão promover o debate sobre equidade de gênero, raça, entre gerações, diferentes orientações sexuais ou pessoas com deficiência.
“A conscientização e o respeito caminham juntos e, por isso, resolvemos associá-los num amplo debate interno. Temos ações consolidadas para valorização das diferenças entre nossos colaboradores, mas entendemos que sempre podemos ir além e essa determinação é um de nossos valores. Para isso, vamos olhar sempre as melhores práticas e avaliar como construí-las nessa nossa jornada contínua”, avalia Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO.
O evento faz parte da estratégia de diversidade da VWCO, a partir dos progressos alcançados desde março do ano passado quando a montadora evidenciou seu compromisso em promover um ambiente cada vez mais plural e inclusivo. Entre os principais avanços desde então, está a criação de grupos de afinidade para envolver os colaboradores na consolidação desse contexto, sempre com um vice-presidente ou diretor como padrinho e participação de integrantes do comitê de pluralismo e inclusão da empresa.
“Em menos de 24 horas, 20% de nossos colaboradores já tinha se inscrito para alguns dos encontros de pluralismo e o objetivo é alavancar ainda mais esse engajamento. Não só durante esta semana, mas no planejamento que temos ao longo de todo o ano para promover essa diversidade na VWCO”, afirma Lineu Takayama, vice-presidente de Recursos Humanos da empresa.
Trajetória de inclusão
A VWCO comemora, em 2021, a primeira década de seu programa Novos Horizontes, em que não só contrata pessoas com deficiência, mas financia sua formação acadêmica. Ao longo desses 10 anos, já são cerca de 70 colaboradores beneficiados, entre os já graduados e os que ainda estão na universidade. Há profissionais nas mais diferentes áreas da empresa: desde as áreas de Engenharia e Produção às de Comunicação e Jurídico, não existe qualquer barreira.
Outra forte vertente na empresa é a valorização das mulheres. Um programa desenvolvido há mais de cinco anos busca aumentar a satisfação das colaboradoras e também impulsioná-las para uma carreira de gestão. A empresa também tem avançado no mapeamento da diversidade entre seus colaboradores, com pesquisas voluntárias internas, e investido em processos de seleção e promoção que privilegiem a equidade a partir de treinamentos com sua liderança. (Portal Segs)