Iveco Defence Vehicles participa da IDEX 2021 com novidades no portfólio

Coisas de Agora

 

A IDEX 2021 (International Defence Exhibition & Conference), maior feira de defesa do Oriente Médio, que acontece entre 21 e 25 de fevereiro em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, reúne os principais fabricantes do setor no mundo, entre eles a Iveco Defence Vehicles. A marca apresenta para os clientes e visitantes seus novos desenvolvimentos, como o MTV – Medium Tactical Vehicle e o SUPERAV Land 8X8, além dos mais recentes sucessos comerciais.

 

MTV – Medium Tactical Vehicle

 

A Iveco Defence Vehicles se beneficia da experiência consolidada no segmento de defesa com o LMV (Light Multirole Vehicle), adotado por 14 países, e o MPV (Medium Protected Vehicle), em serviço na Itália e no Líbano.

 

Os veículos já foram amplamente implantados em operações de combate, onde um grande número de soldados foram salvos durante ataques, com minas terrestres e dispositivos explosivos improvisados (IEDs), por exemplo, cumprindo um dos objetivos principais exigidos pelos requisitos de proteção.

 

Agora, o portfólio tem um veículo totalmente novo, o MTV, apresentado na IDEX pela primeira vez. Os veículos multitarefas da Iveco Defence Vehicles contam com modelos entre 7 e 19 toneladas de PBT: MUV (Multirole Utility Vehicle), LMV 1 e LMV 2, MPV e agora o MTV, com PBT de 12 toneladas, que preenche uma gama muito solicitada pelo mercado.

 

O MTV é uma plataforma de veículos modular e versátil, base comum para todas as suas variantes. Este veículo de alto desempenho se adapta com eficiência a uma variedade de usuários: Exército, Fuzileiros Navais, Marinha, Força Aérea, unidades de operações especiais e polícias militares.

 

Os elementos comuns às diferentes variantes são o motor diesel de 6 cilindros de 6,7 litros, capaz de atingir 207 kW de potência e 1000 Nm de torque, transmissão automática e tração 4×4 permanente com três diferenciais blocantes.

 

A proteção é uma característica fundamental do veículo, e a marca fez uso de seus profundos conhecimentos adquiridos com as plataformas LMV e MPV. Variantes do MTV, cabine curta e longa, são fabricadas com aço balístico e se beneficiam de um material adicional, que aumenta os níveis de proteção balística e de resistência à explosão de minas.

 

Em termos de transporte de militares, as versões Soft-Top e Hard-Top podem acomodar uma equipe de 2 + 2. A pick-up pode acomodar uma tripulação de duas pessoas. A versão ‘ambulância’ pode acomodar uma tripulação de 2 + 2 pessoas deitadas ou 2 + 4 pessoas sentadas. Para outras utilizações, como para polícias militares, o veículo pode acomodar uma tripulação de 2 + 6 pessoas.

 

Além disso, a MTV se beneficia de modernos sistemas digitais, com CANBUS J1939, pronto para sistemas C4I, em combinação com EMI / EMC de acordo com os padrões MIL-STD 461 e AECTP 500.

 

A plataforma MTV foi selecionada pelo Ministério da Defesa holandês para o projeto que prevê a aquisição de veículos de PBT de 12 toneladas, sendo 120 unidades equipadas com uma estação de arma controlada remotamente. Este projeto foi a maior venda na Europa para veículos multitarefas nos últimos 10 anos, tanto em termos de orçamento como em número de veículos.

 

Em 28 de novembro de 2019, a Iveco Defence Vehicles assinou o contrato com o Ministério da Defesa holandês para fornecer inicialmente 918 unidades do MTV. Em dezembro de 2020, um lote adicional de 267 veículos foi encomendado pelo Ministério da Defesa holandês aumentando a frota para um total de 1185 unidades.

 

SUPERAV Land 8X8

 

A Iveco Defence Vehicles tem uma longa tradição de excelência no desenvolvimento de veículos do tipo plataformas blindadas que datam da década de 1930, quando a fábrica foi implantada em Bolzano, norte da Itália. Desde então, a empresa desenvolveu modelos 4×4 blindados para o Exército Italiano, mas a experiência mais significativa vem do desenvolvimento do veículo blindado Centauro 8×8 e seu sucessor, o Centauro 2.

 

O novo veículo blindado SUPERAV Land 8×8 representa uma nova era para a evolução desse segmento na empresa. A inspiração veio do SUPERAV 8×8, veículo blindado anfíbio, protagonista do programa ACV 1.1 do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, projeto que conta com a parceria da BAE Systems com a Iveco Defence Vehicles.

 

O modelo foi desenvolvido de forma independente pela Iveco Defence Vehicles, começando do projeto SUPERAV 8×8, com a finalidade de fornecer um veículo modular para operação terrestre com maior nível de proteção e capacidade de sobrevivência, com destaque para o sistema de alto nível de confiabilidade, exaustivamente avaliado durante milhares de horas de desempenho exigente e testes de capacidades.

 

Equipado com um motor multifuel de 6 cilindros de nova geração, com 700 cavalos de potência e torque de 3.000 Nm, com uma transmissão automática de sete velocidades acoplada a retardador, o SUPERAV Land 8X8 oferece excelente desempenho em termos de velocidade e aceleração, com a melhor mobilidade da classe em todos os tipos de terrenos.

 

O veículo pode acomodar até oito militares transportados, enquanto as posições para a guarnição acomodam três militares. Graças a uma combinação ideal de potência, proteção e payload, o modelo garante maior capacidade de sobrevivência contra ameaças como minas terrestres e IEDs. O teto modular reforçado é projetado para maximizar a compatibilidade com diferentes sistemas de armas não tripuladas, permitindo proteção para a equipe e garantindo maiores volumes internos e excelente ergonomia.

 

O SUPERAV Land 8X8 é projetado para receber componentes como torres de armas, rádios, sistema de gerenciamento elétrico e sistemas de Comando e Controle.

 

O veículo é extremamente adaptável para ser implantado como APC – transporte de pessoal, CP – posto de comando, IFV – veículo de combate de infantaria e ARV – veículo blindado de recuperação. (Coisas de Agora)