Estradão
Na última quinta-feira (11), o Estradão foi convidado pela DAF Caminhões para uma coletiva de imprensa que ocorrerá no dia 11 de março. No convite, a marca informa que trará uma “grande novidade para o mercado brasileiro”.
Assim, embora a fabricante de origem holandesa não tenha informado, trata-se da nova geração do CF. Ou seja, a gama oferecida no Brasil passará a ficar alinhada com a vendida na Europa. Logo, o modelo trará desenho e mecânica renovados.
Segundo o diretor comercial da DAF, Luis Gambim, o novo CF seria lançado no Brasil em 2021. A informação foi revelada durante o lançamento da nova geração do XF no Brasil, em agosto de 2020.
Portfólio para o DAF CF
Vale lembrar que durante a Fenatran de 2019, a DAF mostrou um CF na versão rígida com tração 6×4. Ou seja, o modelo é para fora de estrada. Segundo a marca, essa seria uma demanda dos clientes. Assim, faz sentido a DAF trazer ao Brasil um caminhão rígido para uso off road. Sobretudo neste momento, em que está havendo retomada das operações de mineração e construção civil.
Da mesma forma, outra possível aposta seria a versão 8×2. Isso porque atualmente a DAF não oferece no Brasil um modelo focado na distribuição. Além disso, os caminhões 8×2 para médias distâncias estão ganhando cada vez mais espaço no mercado.
Afinal, eles são mais baratos que os cavalos-mecânicos. Bem como têm maior capacidade de carga que modelos com tração 6×2. Logo, a estreia marcaria a entrada da DAF nesse segmento no País.
Novos motores
Além de o motor do novo DAF ser preparado para atender as regras do Euro 6, ele é mais econômico. Ou seja, se novo CF trouxer o motor e a transmissão do modelo europeu, a redução de consumo de diesel será de até 14% em relação ao atual.
Em outras palavras, o motor Paccar MX 13 ganhou novo comando de válvulas. Além disso, traz injeção do tipo common rail. Ou seja, o diesel é injetado com pressão muito mais alta. Independentemente do giro do motor. Na prática, há melhor desempenho e menor consumo.
Atualmente, o DAF CF europeu tem transmissão ZF Traxon. A caixa automatizada tem 12 marchas e duas reduzidas, além de recursos como o Controle de Cruzeiro Preditivo (CCP).
Essa solução utiliza o navegador GPS para saber a exata localização do caminhão. Com isso, pode antecipar, de forma automática, as condições da via à frente, incluindo a topografia. Assim, a caixa escolhe a marcha ideal a ser engatada.
Na atual geração, o cavalo-mecânico CF tem versões com motores de 360 cv e 410 cv na linha rodoviária. E de 460 cv no caso da configuração para off-road.
Assim, há rumores de que a nova geração do CF terá três opções de motor. Ou seja, as potências poderão ser de 410 cv, 440 cv e 450 cv.
O Estradão procurou a DAF para falar sobre a possível chegada da nova geração do CF. Mas, até o fechamento desta reportagem, a fabricante não havia respondido. (Estradão)