Grupo Hyundai Motor revela conceito de veículo não tripulado TIGER para mobilidade definitiva

Coisas de Agora

 

O Grupo Hyundai Motor acaba de revelar o TIGER (Transforming Intelligent Ground Excursion Robot), segundo Ultimate Mobility Vehicle (UMV) da companhia e primeiro projetado para ser não tripulado. O “robô transformador inteligente para excursão terrestre” foi desenvolvido para transportar vários tipos de cargas enquanto trafega por terrenos desafiadores.

 

O TIGER foi desenvolvido pelo New Horizons Studio, do Grupo Hyundai Motor, sediado em Mountain View, na Califórnia. O estúdio foi criado no fim de 2020 para desenvolver UMVs a partir de pesquisas e da liderança em inovação do Vale do Silício e outros centros de inovação.

 

“Veículos como o TIGER, e as tecnologias que o suportam, nos dão a oportunidade de soltar nossa imaginação”, disse o Dr. John Suh, responsável pelo New Horizons Studio. “Estamos constantemente procurando novas maneiras de repensar o design e o desenvolvimento dos veículos, e de redefinir o futuro do transporte e da mobilidade”.

 

As excepcionais habilidades do TIGER são projetadas para funcionar como uma plataforma de exploração científica móvel em lugares extremos e remotos. Baseado em uma arquitetura de plataforma modular, suas características incluem um sofisticado sistema de locomoção sobre pernas e rodas, controle direcional de 360 graus e uma série de sensores para observação remota. Ele também é pensado para se conectar a veículos aéreos não tripulados (UAVs), que podem recarregá-lo totalmente e transportá-lo a lugares inacessíveis.

 

Um grande compartimento de carga alojado no interior de sua carroceria indica que o TIGER pode atuar na entrega de produtos ou ser acionado para enviar suprimentos para ajuda em situações de emergência.

 

A articulação na forma de perna ou roda permite ao TIGER enfrentar uma série de situações extremas, mantendo a carga útil mais nivelada do que um veículo terrestre convencional.

 

Com suas pernas retraídas, o TIGER roda como um veículo com tração nas quatro rodas e em seu modo mais eficiente, pois se move por rolamento.

 

Assim como o Elevate, outro veículo terrestre de quatro pernas/ rodas da Hyundai, o TIGER compartilha características similares como suas pernas e rodas. A diferença entre o Elevate e o TIGER é que, enquanto o anterior pode transportar passageiros, o novo veículo é não tripulado. Tanto o TIGER quanto o Elevate misturam tecnologias de robótica e locomoção sobre rodas, permitindo a eles atravessar terrenos além das limitações até dos mais versáteis veículos off-road.

 

A primeira versão do TIGER é o X-1 (o X significa “experimental”) e reúne uma ampla variedade de conhecimentos em tecnologia e design. O projeto está sendo liderado pelo New Horizons Studio, do Grupo Hyundai Motor, em uma estreita parceria com a Autodesk, uma empresa líder em software de design para engenharia.

 

“Trabalhar em estreita colaboração com a equipe da Hyundai no veículo TIGER X-1, utilizando tecnologia avançada, como design generativo para ultrapassar os limites do aumento de força enquanto se reduz o peso no transporte, é exatamente o que queremos dizer quando falamos sobre a criação de um novo possível”, afirmou Srinath Jonnalagadda, vice-presidente de Estratégia de Negócios para Design e Manufatura na Autodesk. “Novas técnicas de design, engenharia e manufatura viabilizadas pela Autodesk Fusion 360 ajudam os times modernos e colaborativos de hoje a alcançar a fase de produção com mais rapidez e eficiência”.

 

O TIGER X-1 une os recursos de design generativo da Autodesk com as crescentes habilidades da Hyundai em Pesquisa & Desenvolvimento em mobilidade. As equipes têm trabalhado juntas para criar uma estrutura leve mas incrivelmente forte, com pernas e certos elementos de chassis criados a partir da impressão 3D de compostos de fibra de carbono.

 

Em parceria com especialistas em design de conceito exterior do Sundberg-Ferar, o New Horizons Studio vem desenvolvendo o Tiger X-1 para entregar e recuperar cargas críticas em terrenos acidentados. Essas características tornam o veículo conceito ideal para avaliação 360 graus de superfícies em áreas atingidas por desastres naturais, ao enfrentar terrenos desafiadores, ou até mesmo explorando a superfície de outra lua ou planeta.

 

“Ao desenvolver o TIGER com o New Horizons Studio, a equipe do Sundberg-Ferar buscava criar um robô que maximizasse a eficiência de movimento das rodas com a articulação de um quadrupede para expandir a possibilidade de alcançar locais mais remotos”, disse David Byron, gerente de Design e Estratégia de Inovação do Sundberg-Ferar. “O TIGER é uma plataforma modular de design permitindo que diferentes carrocerias sejam anexadas ao chassi para aplicações específicas, como entrega de carga ou patrulhamento em locais não apropriados para seres humanos”.

 

O New Horizons Studio, sediado em Mountain View, na Califórnia, desenvolve veículos com mobilidade nunca vista. Produtos do estúdio miram usuários com necessidade de tráfego e mobilidade em terrenos não convencionais, incluindo lugares que não podem ser alcançados por veículos com rodas tradicionais. UMVs desenvolvidos pelo New Horizons Studio podem ser submetidos a aplicações e ambientes mais desafiadores, e também se adaptar a condições variáveis.

 

O New Horizons Studio tem focado no desenvolvimento de tecnologias para viabilizar veículos conceito como o TIGER. Essas tecnologias incluem locomoção por roda/ perna, materiais e estruturas de alto desempenho, sistemas de energia de elevado rendimento, sistemas de chassis e carrocerias, desenvolvimento e avaliação de sistemas de modo virtual, além de design e sistemas focados no ser humano. Cada um destes representa um significativo progresso técnico que pode ser aplicado a qualquer veículo e vai acelerar o desenvolvimento de soluções de mobilidade avançadas.

 

O New Horizons Studio promove a visão do Grupo Hyundai Motor de moldar o futuro da mobilidade e traz consigo o pensamento avançado e a liderança inovadora do Vale do Silício e outros centros de inovação. Os conceitos de UMV em desenvolvimento não dependem apenas de rodas e podem agir em situações de condução desafiadoras – por exemplo, um carro com pernas robôs pode salvar vidas como sendo o primeiro a responder em desastres naturais; ou pessoas sem acessos a rampas podem chamar um carro desses para subir lances de escada, se nivelar e permitir que cadeiras de rodas entrem tranquilamente em suas casas.

 

Usando uma combinação de robótica e tecnologia de locomoção sobre rodas, espera-se que o Elevate, o TIGER e outros veículos da New Horizons Studio redefinam a mobilidade veicular.

 

Criado em Detroit, em 1934, o Sundberg-Ferar é um estúdio de inovação de produto que tem como objetivo ajudar seus clientes a diferenciar seus produtos, serviços e experiências de forma única, aumentando as margens de lucro e a participação de mercado, e promovendo marcas fortes e sustentáveis. O processo de inovação do Sundberg-Ferar faz referências cruzadas de múltiplas experiências de usuários, poliniza várias categorias da indústria, estuda as vulnerabilidades dos concorrentes para revelar espaços de mercado incontestáveis para seus clientes em produtos de consumo, equipamentos comerciais e domínios de nova mobilidade. Mais detalhes em http://www.sundbergferar.com. Para bater um papo, escreva para hello@sundbergferar.com.

 

A Autodesk existe para transformar ideias em novas realidades que moldam um futuro próspero. Seus softwares e serviços aproveitam tecnologias emergentes – como manufatura aditiva (impressão 3D), inteligência artificial, design generativo e robótica – que fornecem às empresas e aos indivíduos o poder de trabalhar com mais rapidez, eficácia e sustentabilidade durante todo o ciclo de vida do projeto. Para obter mais informações, visite http://www.autodesk.com.

 

O New Horizons Studio constrói veículos para trafegar com mobilidade sem precedentes, usando uma combinação de robótica e tecnologia de locomoção sobre rodas. Os produtos são direcionados a clientes que precisam viajar em terrenos não convencionais e off-road, incluindo lugares onde os veículos nunca circularam antes. Esses veículos estão sujeitos a aplicações e ambientes mais desafiadores, adaptáveis a condições variáveis. O New Horizons Studio promove a visão do Hyundai Motor Group de moldar o futuro da mobilidade e integrar a liderança inovadora e com visão de futuro do Vale do Silício e outros centros de inovação.

 

O Grupo Hyundai Motor é uma empresa global que criou uma cadeia de valor baseada em automóveis, aço e construção, bem como logística, finanças, TI e serviços. Com cerca de 250 mil funcionários em todo o mundo, as marcas de mobilidade do Grupo incluem Hyundai, Kia e Genesis. Armados com pensamento criativo, comunicação cooperativa e vontade de enfrentar todos os desafios, nos esforçamos para criar um futuro melhor para todos. Para mais informações sobre o Grupo Hyundai Motor Group, acesse http://www.hyundaimotorgroup.com. (Coisas de Agora)