Grupo Charrua adquire mais seis caminhões a gás da Scania

Blog do Caminhoneiro

 

Após receber uma das primeiras unidades do Scania R 410 6×2 a gás, em junho de 2020, o Grupo Charrua acaba de adquirir mais seis unidades do modelo, e terá a primeira empresa nacional 100% sustentável, a Charrua Gás, que faz parte do conglomerado do Grupo. A negociação foi realizada pela Scania Brasdiesel.

 

“Receber as novas encomendas do Grupo Charrua e saber que a Charrua Gás teria a primeira frota 100% sustentável nos trouxe ainda mais certeza de que a nossa solução é a ideal para o mercado brasileiro. A retomada verde nos negócios aumentará ao longo dos próximos anos e o cliente encontra todo o apoio da solução completa pela Scania”, diz Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.

 

Além das unidades para essa empresa, o Grupo Charrua deve realizar a compra de mais unidades para a Transportadora Arco. A entrega dos modelos da Charrua Gás deve ocorrer ainda no primeiro trimestre deste ano, que irão atender operações no Rio Grande do Sul.

 

“É uma grande satisfação sermos os primeiros a comprar no Sul. O gás é o futuro. Hoje, a Charrua Gás é a única empresa com operação de transporte de gás natural no Brasil que carrega gás com caminhão movido 100% ao combustível. Com os novos seis modelos tornamos a operação totalmente limpa”, afirma Flavio Aluísio Rudiger, Diretor de Logística e Transportes do Grupo Charrua.

 

Para decisão da compra das novas unidades, um conjunto de aspectos foram levados em consideração, sendo o principal deles, os resultados alcançados com o R 410 a gás entregue no ano passado, além da sustentabilidade do veículo e da operação, e também o pioneirismo do Grupo Charrua, sempre se destacando por estar atento às inovações do setor de transportes.

 

“Essa solução da Scania é muito rentável e a melhor que temos disponível para a sustentabilidade do transporte. Fizemos testes com o primeiro veículo a gás em Esteio (RS) e durante a inspeção verificamos a saída da descarga do caminhão com um filtro de papel. O modelo a gás simplesmente não sujou o filtro. É muito gratificante para nós, como clientes, ter um caminhão que funciona exatamente como a Scania fala. Isso mostra na prática o que a marca vem prometendo”, destaca Rudiger, que também planeja o uso do biometano e do gás natural liquefeito em suas frotas.

 

O Grupo Charrua também tem sido uma vitrine do caminhão a gás da Scania. De acordo com Rudiger, muitas empresas estão procurando a Charrua para ver os resultados do caminhão a gás e planejar as próximas compras.

 

“É uma tendência de não mais priorizar o diesel. Por exemplo, empresários que fazem transporte de celulose para exportação estão sendo incentivados a usar soluções mais sustentáveis até mesmo por companhias de fora do Brasil. Após nosso relato, estão dando os primeiros passos para implementar a solução a gás. A cadeia está sendo movimentada”, conta.

 

O Grupo Charrua é formado por sete empresas: Transportadora Arco, TRR Arco Diesel, Loja Arco e Arco Gás, em Lajeado (RS); e TRR Charrua Diesel, Distribuidora de Petróleo Charrua e Charrua Gás, na cidade de Esteio (RS). (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)